“É meu maior arrependimento”, declara Rolando Ferreira, primeiro brasileiro na NBA

A primeira partida das finais da NBA aconteceu nesta quinta-feira (1), com uma vitória esmagadora do Nuggets diante do Heat. Jogando em Miami, a equipe de Denver foi superior e bateu seu adversário por 104 a 93, abrindo vantagem na briga pelo título da competição. Ex-jogador de basquete e com passagem pelo Portland Trail Blazers, Rolando Ferreira, primeiro brasileiro a jogar na NBA, deu uma entrevista exclusiva para o Minha Torcida e falou um dos seus maiores arrependimentos.

Após ser draftado pelo Portland Trail Blazers, após boa passagem pela Universidade Houston, Rolando Ferreira se tornou o primeiro atleta brasileiro a atuar na NBA, maior liga de basquete do mundo. O ex-jogador ficou apenas uma temporada, não permanecendo na franquia e nem indo para outra equipe, algo que segundo ele, é uma coisa que ele se arrepende de não ter feito, o de pelo menos ter continuado a jogar na NBA.

“Eu não recebi outra oferta porque eu não deixei. Foi questão de orgulho. Eu acho que fui o único caso de jogador da NBA que foi cortado e não fez nenhum teste em outro time. Meu agente, queria que eu fosse, falei que não queria, porque iriam vir atrás de mim e ai não veio ninguém atrás de mim. Eu acredito que eu poderia pelo menos ter tentado. A gente se arrepende das coisas que a gente não tentou. Eu não deixei ele procurar um outro time e isto me prejudicou. Ai voltei para o Brasil e não consegui mais voltar para lá”, afirmou Rolando Ferreira.

E o arrependimento de Rolando, também é um reflexo da temporada seguinte do Portland Trail Blazers. O brasileiro esteve presente no elenco do time, na temporada de 1988/89 e na temporada seguinte, o Portland foi campeão da conferência e vice-campeão da NBA, perdendo apenas para Pistons, de Magic Johnson.

Rolando Ferreira foi responsável por abrir os caminhos para mais brasileiros entrarem na competição

Rolando Ferreira abriu os caminhos para os atletas brasileiros que seguiram na disputa da competição americana, porém o Brasil demorou um certo tempo para ter um atleta campeão da modalidade. Em 2014, Tiago Spliter, se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um título da competição, quando vestia a camisa do Spurs.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]