A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo e, também, a única que disputou todas as edições da competição. São 113 partidas disputadas e 236 gols marcados pelos jogadores que usaram a Amarelinha em mundiais.
Além disso, o Brasil é conhecido no mundo todo por seus jogadores talentosos, principalmente no ataque. A camisa da nossa seleção já teve nomes como Zico, Ronaldo, Romário e, o maior de todos, o Rei Pelé. Olhando para o presente temos também Neymar Jr. como nosso maior talento.
A soma entre talentos e a disputa de todas as Copas do Mundo, temos grandes artilheiros na competição mais importante do futebol. Nesse sentido, conheça a lista dos cinco maiores artilheiros do Brasil em Copa do Mundo.
Conteúdo
Maiores artilheiros do Brasil em Copa do Mundo
Ao pensar em uma lista com os maiores artilheiros em Copa do Mundo pela seleção brasileira, alguns nomes vêm à mente rapidamente. Entretanto, essa lista pode surpreender, mesmo que alguns nomes sejam certos por aqui. Veja:
5ª posição – 7 gols
A lista começa não só com um, mas com três nomes, que anotaram sete gols em Copas, pelo Brasil: Leônidas da Silva, Careca e Neymar Jr.
Leônidas disputou as Copas de 1934 e 1938, na primeira, fez apenas um gol, depois anotou mais seis em 1938. Já Careca, em dois mundiais (1986 e 1990) fez cinco gols no primeiro e dois no segundo. Por último, Neymar, ainda pode mudar posição, já que está disputando a Copa do Mundo 2022 e, inclusive, anotou seu 7º gol nesta Copa.
4ª posição – 8 gols
Em 4º lugar na lista de maiores artilheiros do Brasil em copas, temos um nome apenas: Rivaldo. O camisa 10 do pentacampeonato é considerado um dos talentos mais subestimados do futebol brasileiro. Uma das provas de seu talento são os oito gols em Copa do Mundo, mesmo não atuando como centroavante.
Rivaldo balançou as redes em duas Copas diferentes, em 1998 e 2002, sendo vice-campeão em uma e campeão na outra. Na Copa do Mundo na França, ele marcou três gols, já no mundial do penta, o meia-atacante foi às redes mais cinco vezes, marcando seu nome com a 10 da seleção Canarinho.
3ª posição – 9 gols
Ocupando o top 3 dos goleadores do Brasil no mundial, mais uma vez são três nomes: Jairzinho, Vavá e Ademir de Menezes. São três nomes históricos do futebol brasileiro, que sempre serão lembrados ao falar de Copa do Mundo.
O primeiro, Jairzinho, foi um dos heróis do tricampeonato e anotou oito gols em 1970, depois, mais um em 1974. Já Vavá, é bicampeão do mundo e fez cinco gols em 1958 e mais quatro em 1962. Por último, Ademir de Menezes disputou apenas o mundial de 1950 e anotou todos os nove gols na Copa disputada do Brasil.
2ª posição – 12 gols
Da 3ª para a 2ª posição, temos um salto impressionante de três gols de diferença. Essa distância acontece, pois temos em 2º lugar o maior jogador de futebol de todos os tempos, o Rei, o único, Pelé. Vencedor de três Copas, o rei do futebol, marcou em quatro mundiais.
Em sua primeira Copa do Mundo, aos 17 anos, Pelé marcou seis gols pelo Brasil, em 1958. Na Copa seguinte, em 1962, ele anotou apenas um gol, bem como na edição de 1966. Em 1070, no tricampeonato, o rei do futebol brilhou novamente, balançou as redes mais quatro vezes.
1ª posição – Ronaldo
No topo da lista está aquele considerado um Fenômeno do futebol mundial, Ronaldo. Com 15 gols em Copas do Mundo, ele é o maior artilheiro do Brasil e até 2014 era o maior de todos os tempos, até ser ultrapassado por Klose.
Ronaldo Fenômeno balançou as redes quatro vezes em 1998, quando foi vice-campeão pela seleção. Em 2002 foi o artilheiro da Copa do Mundo com oito gols marcados e o pentacampeonato mundial. Já em 2006, marcou mais três, seu último gol em Copas foi contra Gana, nas oitavas de final da competição.
Essa é a lista dos maiores artilheiros do Brasil em Copa do Mundo. Com craques do passado e alguns que fizeram história recentemente com a camisa da nossa seleção. O único ainda em atividade é Neymar, que pode mudar sua posição na lista já na segunda-feira (12), quando a seleção entra em campo novamente.