Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Botafogo tem uma história de várias conquistas, principalmente em décadas passadas, no qual tinha diversos craques. Nesse sentido, trazemos os maiores atacantes da história do Botafogo.
Conteúdo
Os maiores atacantes da história do Botafogo
Heleno
No ano de 1937 tinha início a trajetória do jogador mais polêmico que passou pelo Botafogo. Heleno de Freitas foi um grande jogador de futebol e se tornou ídolo no Glorioso. Mesmo tendo um temperamento explosivo, o atacante conseguiu marcar 204 gols em 233 partidas, sagrando-se o quarto na lista de artilheiros do clube.
O talento e perfeccionismo eram as principais marcas de Heleno como jogador de futebol. Por outro lado, a vida boêmia e os problemas extra-campo fizeram com que a carreira do atacante durasse apenas 11 anos.
Quarentinha
Waldir Cardoso Lebrego, o Quarentinha, é simplesmente o maior artilheiro do Botafogo, com 313 gols em 442 partidas. O forte chute de canhota era sua marca registrada, assim como o fato de não comemorar seus gols.
Em suma, os principais feitos de Quarentinha pelo Alvinegro foram as artilharias dos Cariocas de 1958, 1959 e 1960.
Jairzinho
O atacante ingressou ao Fogão no fim dos anos 50, para atuar na base do clube. O jovem se destacou e no ano de 1965 foi promovido aos profissionais, com a tarefa de substituir ninguém menos que Garrincha.
Sendo assim, Jairzinho não demorou para ganhar espaço no time principal e se tornar o destaque da equipe. Em seus 413 jogos pelo Botafogo, o camisa 7 conquistou o bi-campeonato Carioca nos anos de 1967 e 1968. Ele também venceu dois Rio-São Paulo em 1964 e 1966.
Por fim, Jairzinho ocupa a 6ª posição na artilharia da Estrela Solitária com 186 gols.
Túlio Maravilha
O centroavante goiano, que teve diversas passagens pelo Botafogo, foi um dos grandes destaques do clube nas últimas décadas, principalmente nos anos 90, com atuações pelo time Alvinegro entre 1994 e 1996 e, posteriormente, em 1998.
Túlio, foi o grande herói no título do Campeonato Brasileiro de 1995, caracterizado por muitos torcedores do Fogão como o último grande conquista do clube.
No total, Túlio Maravilha marcou 167 gols com a camisa do Botafogo, sendo o 8° maior artilheiro do clube em todos os tempos.
Garrincha
E por último, mas não menos importante, simplesmente o maior ídolo da história do Botafogo: Garrincha.
Considerado por muitos o 2° maior jogador da história do futebol, atrás apenas do Rei Pelé, Manoel Francisco dos Santos, conhecido como Mané Garrincha ou apenas Garrincha, é sem sombra de dúvidas o maior jogador do Fogão em todos os tempos.
Entre as diversas conquistas, o Campeonato Carioca de 1957, 1961, 1962 e o Torneio Rio-São Paulo de 1962 e 1964 foram os mais marcantes.
No total, disputou 612 partidas pelo Botafogo, sendo o 2° jogador que mais vestiu a camisa Alvinegra e, além disso, marcou 245 gols, sendo o 3° maior artilheiro do clube.