Heptacampeão Brasileiro, tricampeão da Copa do Brasil, além de uma Libertadores e dois Mundiais, o Corinthians não é apenas reconhecido pelo tamanho de sua torcida, e sim também por suas glórias e conquistas. Portanto, muitos desses títulos foram ganhos mediante a atuações marcantes de diversos goleadores. Com isso, confiramos os maiores atacantes da história do Corinthians.
Conteúdo
Os maiores atacantes da história do Corinthians
Neco
O eterno atacante Manuel Nunes, apelidado de Neco, foi fundamental para a conquista do primeiro título do clube, o Campeonato Paulista de 1914, sendo artilheiro da competição com 12 gols marcados.
O atacante marcou mais de 240 gols em 296 jogos disputados pelo Corinthians, média de quase um gol por jogo, número que o torna o quarto maior artilheiro da história do clube.
Além de participar da “inauguração” da sala dos troféus do Corinthians, Neco ainda foi importantíssimo para a conquista de mais sete títulos estaduais: em 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929 e 1930.
Cláudio
Nenhum jogador, em toda a história do Corinthians, alcançou a marca de Cláudio Christovan de Pinho. São 305 gols em 550 jogos.
Foi o capitão e o cérebro de uma das melhores e mais vitoriosas equipes do Timão: aquela que conquistou o bicampeonato paulista em 1951/52, o IV Centenário, em 1954, e três torneios Rio-São Paulo, em 1950, 1953 e 1954.
Ronaldo
A chegada de Ronaldo ao Corinthians, em 2009, logo após o clube voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro, foi uma das contratações mais marcantes do futebol nacional e foi determinante para o crescimento da instituição após o período mais conturbado da história do clube.
Ronaldo atraiu patrocínios, foi determinante em contratações de outros jogadores e mudou a marca do clube perante o mundo todo.
Com ele em campo, foram dois títulos conquistados, sendo um Paulista e uma Copa do Brasil, em 2009. Em ambas as conquistas, o Fenômeno marcou na final.
Tevez
Torcedor do Boca Juniors assumido, Carlitos Tevez chegou ao Corinthians (via MSI) em 2005 e logo foi cravando seu nome na história do Timão.
Seu estilo argentino brigador em campo aliado a técnica apurada logo conquistaram o coração da fiel que viam em Carlitos não um jogador estrangeiro que acabara de chegar, mas sim um legítimo “corintiano maloqueiro e sofredor” em campo.
Em seus quase dois anos de Corinthians, o atacante balançou as redes adversárias 46 vezes, em 78 partidas. Tevez foi protagonista na única conquista que teve pelo clube paulista: o Campeonato Brasileiro de 2005.
Sócrates
A importância de Sócrates para o Corinthians é tão marcante em campo como também no crescimento da instituição, visto que ele é um dos precursores de um dos mais significativos movimentos políticos da história do futebol e da vida do Corinthians: a Democracia Corintiana.
Em sua passagem pela equipe Alvinegra, de 1978 até 1984, Sócrates atuou em 298 jogos e marcou 172 gols com a camisa Alvinegra, sendo o oitavo maior artilheiro da história do clube.