As 5 maiores goleadas da história do Bahia

O Bahia é uma das maiores equipes do futebol brasileiro. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do Esquadrão de Aço.

O Bahia é uma das maiores equipes do futebol brasileiro. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do Esquadrão de Aço. São várias goleadas marcantes na história, como a vitória sobre o Amarantim por 10 a 0 em 1964, que juntamente com a goleada sobre o São Cristóvão-BA pelo estadual de 1960 são as maiores da história do clube.

Outras goleadas marcantes foram contra o rival Vitória em duas oportunidades, em 1939, válido por um amistoso e em 1938 válido pelo torneio estadual. Por último e não menos importante, a goleada contra o Confiança-SE em 2002, válida pelo torneio regional do Nordeste. Em todas essas goleadas do clube, estiveram presentes nomes importantes da história do Bahia.

Dessas cinco goleadas, duas aconteceram em amistosos, outras duas foram válidas pelo Campeonato Baiano e uma pela Copa do Nordeste. Nos confrontos em que goleou por partidas oficiais, foi campeão no mesmo torneio, estadual em 1938 e 1960 e regional de 2002.

O Bahia tem em sua grande história alguns títulos importantes: Campeonato Baiano (50), Copa do Nordeste (4) e Brasileirão (2).

Veja as 5 maiores goleadas da história do
EC Bahia

EC Bahia

5º- Bahia 10 x 2 Confiança-SE (Copa do Nordeste 2002)

No dia 14 de abril de 2002, as equipes se enfrentaram pela Copa do Nordeste daquele ano e o Bahia atropelou o adversário por 10 x 2. Os gols do jogo foram marcados por Nonato (4), Sérgio Alves, Kena, Mantena, Accioly, Bebeto Campos e Luís Alberto. A equipe conquistou o torneio vencendo o rival Vitória na final.

O artilheiro do confronto foi Nonato que anotou quatro gols nessa partida. Além desses quatro, o artilheiro atingiu os 126 gols com a camisa do Bahia e é o sétimo maior artilheiro da história do clube. Com a camisa do Tricolor de Aço foi campeão baiano duas vezes e da Copa do Nordeste outras duas vezes, além de ser artilheiro da Copa do Brasil de 2003 com nove bolas nas redes.

4º- Bahia 10 x 2 Vitória (Campeonato Baiano 1938)

No dia 20 de novembro de 1938, as equipes se enfrentaram pelo Campeonato Baiano daquele ano, que terminaria com o título do Bahia. A partida terminou em uma das maiores goleadas do confronto até hoje, 10 x 2 e teve os gols do Bahêa marcados por Vareta (3), Marzol (3), Pedro Amorim (3) e Jorge.

Um dos artilheiros do confronto é também um dos maiores artilheiros da história do clube, Vareta marcou 131 gols em 107 jogos com essa camisa durante sua carreira e está na sexta posição da lista de maiores artilheiros da história do Bahia. Foi contratado pelo clube após ser artilheiro do torneio estadual pelo Galícia em 1935.

3°- Bahia 10 x 1 Vitória (Amistoso 1939)

No dia oito de dezembro de 1939, em uma partida amistosa, o Bahia aplicava a maior goleada da história do clássico Ba-Vi. Os 10 x 1 do Tricolor de Aço ainda são lembrados até os dias de hoje, os gols dos vencedores foram marcados por Vareta (5), Tintas, Nélson, Antenor, Luiz Viana e Nandinho.

Mais uma vez, o nome do jogo foi o atacante Vareta, que com os cinco gols dessa partida é até hoje o maior artilheiro do confronto em uma única partida. Conquistou o torneio estadual em 1936, 1938, 1940, sendo o artilheiro do torneio nos anos de 1939 e 1940. Em 1941 fugiu para o Rio de Janeiro para assinar com o São Cristóvão-RJ.

2°- Bahia 10 x 0 São Cristóvão-BA (Campeonato Baiano 1960)

No dia sete de julho de 1960, o Bahia aplicava sua maior goleada em jogos oficiais, 10 x 0 sobre o São Cristóvão-BA, pelo Campeonato Baiano daquele ano, que terminaria com o título do Esquadrão de Aço. Os gols da partida foram marcados por Alencar (4), Léo Briglia (3) e Alfredinho (3).

Um dos artilheiros da partida, Léo Briglia assumiu a camisa nove de Carlito, maior artilheiro da história do clube e foi peça fundamental no título do Campeonato Brasileiro de 1959, então chamado de Taça Brasil. Foi três vezes campeão baiano além do título nacional conquistado em cima do Santos de Pelé, com Léo Briglia marcando gols nas três partidas da decisão e se sagrando artilheiro do torneio.

1°- Bahia 10 x 0 Amarantim (Amistoso 1964)

No dia 24 de abril de 1964, o Tricolor da Boa Terra aplicava outro 10 x 0, dessa vez em amistoso contra o Amarantim, clube de Santo Amaro na Bahia. Nesse confronto os gols foram marcados por Vevé (4), Valença (3), Abílio (2) e Zagalo.

Nenhum dos jogadores que marcaram gols nessa partida passou sequer dos 20 gols com a camisa do Bahia, apesar disso, a goleada é a maior da história do clube empatada com outra, contra o São Cristóvão-BA, quatro anos antes. A equipe de 1960 é considerada uma das maiores da história do clube e vinha do título brasileiro contra o Santos de Pelé.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]