O Grêmio é um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do Tricolor Gaúcho. São várias goleadas marcantes na história, como a vitória sobre o Sport Club Nacional por 23 a 0 em 1912, que é até hoje a segunda maior da história do futebol brasileiro e a maior do clube.
Outras goleadas marcantes foram contra o Americano-RS em 1915, outra sobre o Tabajara-RS em 1920, outra sobre o União Planalto de Vacaria em 1955, sendo essa a mais recente da lista e por último, contra o Ruy Barbosa-RS em 1931, em todas essas goleadas do clube, estiveram presentes nomes importantes da história do Grêmio.
Dentre essas cinco goleadas, três delas aconteceram pelo Citadino de Porto Alegre e as outras duas em amistosos. Contra o Ruy Barbosa-RS, Tabajara-RS e Sport Club Nacional, as goleadas contaram por jogos do torneio municipal, enquanto as vitórias sobre o União Planalto de Vacaria e Americano-RS foram válidas por amistosos.
O Grêmio tem em sua enorme história alguns títulos importantes: Campeonato Gaúcho (42), Citadino de Porto Alegre (29), Copa do Brasil (5), Brasileirão (2), Libertadores (3) e Copa Intercontinental de Clubes (1).
Conteúdo
- 1 Veja as 5 maiores goleadas da história do
Gremio
- 1.1 5º- Ruy Barbosa-RS 1 x 14 Grêmio (Citadino de Porto Alegre 1931)
- 1.2 4º- União Planalto de Vacaria 0 x 14 Grêmio (Amistoso 1955)
- 1.3 3°- Grêmio 17 x 0 Tabajara-RS (Citadino de Porto Alegre 1920)
- 1.4 2°- Grêmio 23 x 1 Americano-RS (Amistoso 1915)
- 1.5 1°- Grêmio 23 x 0 Sport Club Nacional (Citadino de Porto Alegre 1912)
- 1.6 Jogos extras:
Veja as 5 maiores goleadas da história do
Gremio
Gremio
5º- Ruy Barbosa-RS 1 x 14 Grêmio (Citadino de Porto Alegre 1931)
No dia 29 de novembro de 1931, em partida válida pelo Citadino de Porto Alegre, as equipes se enfrentaram no Campo da Bela Vista. A partida terminou 14 x 1 e os gols foram marcados por Foguinho (4), Artigas (4), Lacy (3), Nenê (2) e Luiz Carvalho. O torneio terminou com título para o Imortal Tricolor.
Dois jogadores que marcaram nessa partida eram muito amigos e se destacam na história do Tricolor dos Pampas. Luiz de Carvalho marcou uma vez no jogo e é o quinto maior artilheiro da história do Grêmio com 174 gols marcados. Ele é até hoje o maior artilheiro gremista em clássicos contra o Internacional com 15 gols marcados, além disso conquistou nove vezes o Citadino de Porto Alegre e mais três vezes o Campeonato Gaúcho.
Foguinho que foi um dos artilheiros da noite, marcando quatro vezes teve carreira vitoriosa como jogador e treinador do Grêmio, sendo responsável pelo início de uma das maiores e melhores sequências da equipe que venceu 12 de 13 Campeonatos Gaúchos nos anos 1950 e 1960. Marcou 127 gols e é o nono maior artilheiro da equipe, tendo conquistado oito vezes o Citadino de Porto Alegre e mais duas vezes o Campeonato Gaúcho.
Como treinador venceu quatro vezes o Campeonato Gaúcho e mais cinco vezes o Citadino de Porto Alegre. Como jogador ainda é marcado por ter feito um gol e dado o passe para o segundo gol na vitória por 2 x 0 sobre o Internacional no famoso Grenal Farroupilha, que aconteceu em 1935, 100 anos após a Revolução Farroupilha, para muitos, esse é considerado o maior Grenal da história.
4º- União Planalto de Vacaria 0 x 14 Grêmio (Amistoso 1955)
No dia 22 de março de 1955, no Campo do Planalto de Vacaria, em uma partida amistosa, o Grêmio enfrentou o time da cidade e aplicou um inapelável 14 x 0. Os gols do jogo foram marcados por Chico Preto (3), Torres (3), Zunino (2), Delém (2), Tesourinha, Mauro, Itamar e Roni.
Tesourinha que foi jogador do Internacional por dez anos e é ídolo do clube, esteve no chamado Rolo Compressor, time da década de 1940 que foi sete vezes campeão gaúcho e oito vezes campeão do Citadino de Porto Alegre. Vestiu ainda a camisa do Vasco da Gama antes de assinar pelo Grêmio.
Pela Seleção Brasileira, jogou duas vezes a Copa América, em 1945 e 1949. Foi eleito melhor jogador nas duas oportunidades e venceu na segunda tentativa, marcando sete gols na campanha. Foi campeão ainda da Copa Roca em 1945, da Copa Rio Branco em 1947 e 1950 e da Taça Oswaldo Cruz em 1950. No total pelo Brasil foram 23 jogos e 10 gols marcados.
Pelo Grêmio foram 120 jogos e 41 gols não tendo conquistado nenhum título mas estando presente nessa que é uma das maiores goleadas da história do clube.
3°- Grêmio 17 x 0 Tabajara-RS (Citadino de Porto Alegre 1920)
No dia dez de outubro de 1920, no Estádio da Baixada em Porto Alegre, o Grêmio aplicou uma sonora goleada de 17 x 0 sobre o Tabajara-RS. A partida foi válida pelo Citadino de Porto Alegre daquele ano e os gols foram marcados por Caetano (4), Lagarto (3), Ramão (3), Gertum (2), Dorival, Luiz Assumpção, Pavani, Bruno Cossi e Moreno.
Lagarto que fez três gols nessa partida é um dos principais nomes da década de 1910 pelo Grêmio. No geral ele marcou pelo time 101 gols e é o 13º maior artilheiro da história do clube. Foi cinco vezes campeão do Citadino de Porto Alegre e mais duas vezes campeão do Campeonato Gaúcho. Vestiu a camisa da Seleção Brasileira em quatro partidas, sendo vice-campeão da Copa América de 1925.
2°- Grêmio 23 x 1 Americano-RS (Amistoso 1915)
No dia 11 de abril de 1915, no Estádio da Baixada em Porto Alegre, em partida amistosa contra o Americano-RS, o Grêmio voltou a fazer 23 gols numa só partida, sendo essa a segunda maior goleada de sua história. Os gols da partida foram marcados por Sisson (14), Cidade (5), Mohrdieck (2), Carneiro e Teichmann.
Augusto Sisson fez 66 partidas e marcou 59 gols pelo Grêmio com uma média de 0.89 por jogo. É um dos grandes nomes do clube em seu início e tem até hoje o recorde de gols marcados em um único jogo por jogadores do Grêmio. Para a CBF, o recorde de mais gols em uma única partida é de Dadá Maravilha com 10 gols, não encontramos motivos para o recorde de Sisson não ser considerado.
1°- Grêmio 23 x 0 Sport Club Nacional (Citadino de Porto Alegre 1912)
No dia 25 de agosto de 1912, no Estádio da Baixada em Porto Alegre, pelo torneio Citadino de Porto Alegre, as equipes entraram em campo na partida que viria a ser a maior goleada da história do Grêmio e a segunda maior goleada da história do futebol brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Sisson (8), Mohrdieck (4), Geyer (3), Booth (3), Corrêa (3), Alencastro e gol contra de Frölich.
O artilheiro do confronto foi Sisson, que fazia seu primeiro jogo no retorno ao Grêmio, para sua segunda passagem. Teve passagem ainda pelo Flamengo, onde foi capitão, treinador e dirigente, além de ser campeão carioca em 1920. Jogou três partidas pela Seleção Brasileira mas não marcou gols e deu um tapa no rosto de um jornalista argentino que retratou os jogadores brasileiros como macacos em uma caricatura.
Jogos extras:
Nessa área vamos citar alguns jogos que carecem de informações mas que são grandes goleadas do Grêmio. A maioria desses jogos aconteceram na década de 1910 e muitas vezes não tem confirmações de jogadores que fizeram os gols ou mesmo aparecem em algumas fontes e em outras não. Veja abaixo a lista: