As 5 maiores goleadas da história do Santos

O Santos é sem dúvida, um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos falar aqui sobre as cinco maiores goleadas do time que revelou Pelé.

O Santos é sem dúvida, um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos falar aqui sobre as cinco maiores goleadas do time que revelou Pelé. O Peixe coleciona algumas goleadas marcantes na história, como a vitória sobre a Ponte Preta por 12 a 1 em 1959, que é até hoje a maior da história do clube ao lado de outra, contra o Ypiranga pelo Campeonato Paulista de 1927.

Outras goleadas marcantes foram contra o Botafogo-SP em 1964, outra sobre o Nacional-SP em 1958 e por último, contra o Naviraiense pela Copa do Brasil de 2010, em todas essas goleadas do clube, estiveram presentes grandes craques de sua história, como Pelé, Pepe, Coutinho, Neymar, PH Ganso, Araken e Feitiço, esses são apenas alguns dos gigantes que vestiram essa camisa lendária e que fizeram parte da interminável história desse clube.

Dentre essas cinco goleadas, quatro aconteceram em jogos de Campeonato Paulista e uma delas, a mais recente, foi pela Copa do Brasil. Contra o Ypiranga, Nacional-SP, Botafogo-SP e Ponte Preta, as goleadas contaram por jogos do torneio estadual, enquanto a vitória sobre o Naviraiense contou para classificação do torneio nacional.

Uma curiosidade é que nos anos em que essas goleadas foram aplicadas, o Santos foi no mínimo vice-campeão do torneio em questão. Nos Campeonatos Paulistas de 1927 e 1959 a equipe da baixada santista acabou sendo vice-campeã para o Palmeiras, enquanto nos torneio de 1958 e 1964 foi o campeão. Já na Copa do Brasil de 2010, a equipe também conseguiu levantar o troféu.

Veja as 5 maiores goleadas da história do
br

Santos

5º- Santos 10 x 0 Naviraiense (Copa do Brasil 2010)

No dia dez de março de 2010, na Vila Belmiro as equipes se enfrentaram em partida válida pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil daquele ano. O time da baixada santista que viria a ser o campeão do torneio contava com Neymar, Paulo Henrique Ganso, Robinho, Edu Dracena e André. A partida terminou 10 x 0 e os gols foram marcados por André (3), Neymar (2), Madson (2), PH Ganso, Marquinhos e Robinho.

Essa é a segunda maior goleada da história da Copa do Brasil, sendo uma das maiores dos últimos 15 anos no futebol brasileiro. A base dessa equipe que conquistou o torneio nacional, é a mesma que no ano seguinte conquistou também a Libertadores.

Essa equipe encantava com os jovens PH Ganso e Neymar e essa foi uma das partidas que fez com que a torcida brasileira pedisse os dois na Copa do Mundo de 2010, não sendo atendida pelo então técnico Dunga.

4º- Santos 10 x 0 Nacional-SP (Campeonato Paulista 1958)

No dia 11 de setembro de 1958, na Vila Belmiro as equipes se enfrentaram em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Paulista daquele ano, que terminaria com o quarto título para o Santos de Pelé, que foi o artilheiro com 58 gols. Além de Pelé, a equipe contava com outros ídolos de sua história como Pepe, Zito e Dorval. A partida em questão terminou 10 x 0 e os gols foram marcados por Pelé (4), Guerra (3), Dorval (2) e Urubatão.

Nesse ano, Pelé foi artilheiro do torneio pelo segundo ano consecutivo e ainda estava no início da sequência de nove vezes seguidas em foi o artilheiro do Campeonato Paulista entre 1957 e 1965. Além desses anos ainda foi artilheiro em mais duas oportunidades, em 1969 e em 1973, fechando em 11 vezes.

Foram 466 gols pelo torneio estadual, tendo a Juventus como maior vítima, com 42 gols. Já nos clássicos foram 37 contra o Corinthians, 22 contra o Palmeiras e 21 contra o São Paulo.

3°- Santos 11 x 0 Botafogo-SP (Campeonato Paulista 1964)

Em 21 de novembro de 1964, na Vila Belmiro as equipes se enfrentaram em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Paulista daquele ano. Nessa partida, o Rei Pelé atingiu um feito incrível, marcou oito gols e um único jogo, posteriormente foi superado, inclusive por Dadá Maravilha que tem o recorde de mais gols em uma única partida, ao marcar dez vezes.

No jogo em que o Rei do futebol marcou oito vezes, contra o Botafogo-SP, a partida terminou 11 x 0 e teve gols de Pelé (8), Pepe, Coutinho e Toninho Guerreiro. Nessa temporada o Alvinegro Praiano conquistou mais uma vez o torneio estadual e contava com grandes lendas, além dos já citados, o time contava com o goleiro Gilmar, Lima e Mengálvio.

2°- Santos 12 x 1 Ypiranga (Campeonato Paulista 1927)

No dia três de maio de 1927, na Vila Belmiro as equipes entraram em campo pela primeira fase do Campeonato Paulista. O clube da baixada santista contava com alguns nomes importantes de sua história como Camarão, Araken Patusca e Feitiço que estão entre os maiores artilheiros da história do clube. A partida terminou 12 x 1 e teve seus gols marcados por Araken (7), Feitiço (2), Camarão, Hugo e Evangelista.

Araken Patusca que foi autor de sete gols nessa que é uma das maiores goleadas da história do clube, foi o artilheiro do torneio nesse ano e formou com Omar, Camarão, Feitiço e Evangelista, o ataque de 100 gols, que atingiu a marca em apenas 16 jogos no Campeonato Paulista daquele ano, sendo 31 de Araken. Na lista de maiores artilheiros do Santos, Feitiço é o quinto com 216 gols, Araken Patusca o oitavo com 177 e Camarão é o 11º com 150 tentos.

1°- Santos 12 x 1 Ponte Preta (Campeonato Paulista 1959)

No dia 19 de novembro de 1959, na Vila Belmiro as equipes se enfrentaram e o Santos aplicou novamente um 12 x 1 sendo essa, considerada a maior goleada da história do Peixe, aplicada duas vezes. Em partida que Pelé não atuou, a equipe atropelou a Ponte Preta em partida válida pela 13ª rodada no returno do torneio estadual com os gols sendo marcados por Coutinho (5), Pepe (4), Aguinaldo (2) e Domingos, o Mingão fazendo um contra.

Nesse torneio, Santos e Palmeiras terminaram empatados em pontos e jogaram uma partida desempate para definir o campeão paulista, porém o jogo terminou 1 x 1 e ficou decidido que teriam mais duas partidas, tendo a segunda terminado em 2 x 2, com o título sendo decidido na terceira partida desempate. O Palmeiras venceu por 2 x 1 e se sagrou campeão. Detalhe para o ataque santista que marcou 151 gols, sendo 46 de Pelé e 41 de Pepe.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]