Quais foram as maiores goleadas do Brasileirão Série A? O Campeonato Brasileiro já passou por diversas mudanças, seja de nome ou de sistema. No entanto, a CBF reconhece competições que ocorreram desde 1959, com alguns anos tendo dois torneios nacionais.
Assim, já foi chamado de Taça Brasil (1959-1968), Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970), Taça de Prata, foi o nome oficial entre 68 e 70, mas o nome anterior foi popularizado, Campeonato Nacional de Clubes (1971-1974), Copa Brasil (1975-1979, 1984, 1986-1988), Taça de Ouro (1980-1983, 1985) e Copa União, como ficou conhecida a Copa Brasil em 1987 e 88.
Apenas em 1989 é que a competição recebeu o atual nome, Campeonato Brasileiro. Mas o sistema de pontos corridos só foi usado a partir de 2003. Com uma longa história no torneio oficial, as maiores goleadas do Brasileirão Série A ocorreram todas antes de 1990.
1 – 10 x 1
Apenas um jogo na história do Brasileirão alcançou esta marca: Corinthians x Tiradentes-PI. O confronto aconteceu em 9 de fevereiro de 1983, no Estádio do Canindé, em São Paulo.
Na ocasião, Sócrates, um dos maiores ídolos do Timão, marcou quatro vezes. Enquanto Paulo Egídio fez dois gols. Biro-Biro, Ataliba, Wladimir e Vidotti completaram o placar. Mas foi o Tiradentes quem saiu na frente, com tento de Sabará.
Em 1983, chamado de Taça de Ouro, o Campeonato era disputado em sistemas misto e esta foi a segunda partida entre as equipes. A primeira, de forma surpreendente, foi vencida pelo Tiradentes, por 2 x 1.
2 – 9 x 0
Também há apenas uma partida com esse resultado final: Vasco da Gama x Tuna Luso. Em 19 de fevereiro de 1984, no São Januário, Rio de Janeiro, o Cruzmaltino aplicou a segunda maior goleada do Brasileirão.
Na Copa Brasil, o Vasco sequer tinha seu melhor jogador em campo naquele dia, Roberto Dinamite. Mesmo assim, o primeiro gol foi aos 5 minutos, marcado por Arturzinho, que fez mais três tentos.
Geovani e Airton fizeram um gol cada. Mas Marcelo Vita anotou três, todos nos 2º tempo e com apenas 21 minutos entre eles.
3 – 8 x 0
Diferente dos dois resultados anteriores, este foi conquistado por quatro equipes. Fluminense, em 1960, Grêmio, em 1967, Flamengo, em 1981, e Guarani, em 1982.
Pela Taça Brasil de 1960, Fluminense x Fonseca se enfrentaram pela segunda vez em 31 de agosto. O confronto aconteceu nas semifinais do Grupo Leste. Com três gols de Jair Francisco, dois de Marinho e Waldo, enquanto Paulinho foi o único que marcou apenas uma vez no jogo. Na época, havia sido a maior goleada da história do Brasileirão.
Grêmio x Perdigão também aconteceu pela Taça Brasil, mas de 1967. Os times se enfrentaram ainda na 1ª fase, no Grupo Sul. Sérgio Lopes e Babá fizeram apenas um gol, Joãozinho marcou dois e Alcindo fez todos os outros quatro tentos. Foi o segundo jogo entre as equipes naquela edição, com o primeiro terminando em empate de 2 x 2.
A terceira goleada por 8 x 0 foi entre Flamengo x Fortaleza, em 4 de fevereiro de 1981. A partida ocorreu na 1ª fase, pelo Grupo D da Taça de Ouro. O maior goleador do jogo foi Nunes, com cinco gols. Mas Peu fez dois e Vitor Silva anotou um tento.
Por último, em 3 de fevereiro de 1982, Guarani x River repetiam o placar de 8 x 0. Na 1ª fase da Taça de Ouro, sendo o segundo jogo entre os clubes. Careca teve três tentos na partida, Éderson marcou dois, Banana, Jorge Mendonça e Capitão fizeram um cada.
4 – 9 x 2
Apenas Santos x Bahia ficou nesta marca. Em 10 de outubro de 1968, o Peixe venceu o Tricolor no Pacaembu. Na 1ª fase do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ou Taça de Prata, os times se enfrentaram no Grupo B.
O Bahia saiu na frente, com gol de Biriba, seu única na partida. Mas logo levou a virada, sofrendo quatro tentos de Toninho, três de Pelé, um de Negreiros e Douglas. Adauri ainda fez mais um para o time baiano. Enquanto Pão teve a oportunidade de diminuir a diferença, ainda no 1º tempo, no entanto, perdeu seu pênalti.
5 – 8 x 1
São três jogos que chegaram neste placar, Flamengo x Sampaio Corrêa, Vitória x América-RN e Guarani x Ceará. Em diferentes temporadas, mas com apenas seis anos entre a primeira e a última.
Assim, Flamengo x Sampaio Corrêa foi o primeiro jogo a terminara com este resultado, em 16 de setembro de 1976. A disputa ocorreu pela 1ª fase da Copa Brasil, no Grupo F. Os autores dos gols foram, pelo Rubro-Negro: Zico, com três, Luisinho Lemos, com dois, Rondinelli, Paulinho e Marciano, com um. Pela Bolívia Querida, apenas Ferraz conseguiu anotar, já no final do confronto.
Em 23 de março de 1980, pela Taça de Ouro, Vitória venceu o América-RN, na 1ª fase, no Grupo B. Os tentos foram feitos por Sena, que marcou três vezes, Pita, duas vezes, Tatá, Válder e Sivaldo, uma vez cada. Tarso anotou o gol do América.
Por fim, em 7 de fevereiro de 1982, foi a vez do Guarani golear o Ceará. Na Taça de Ouro, também pela 1ª fase. Zezé, Careca e Jorge Mendonça fizeram dois gols cada. Enquanto Júlio César, Almeida e Ramón marcaram somente uma vez, o último sendo jogador do Vozão.