As 5 maiores goleadas da história do Vasco da Gama

O Vasco da Gama é sem dúvida, um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos tratar aqui, das maiores goleadas do Gigante da Colina.

O Vasco da Gama é sem dúvida, um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos tratar aqui, das maiores goleadas do Gigante da Colina. O Cruzmaltino coleciona algumas goleadas marcantes na história, como a maior goleada do Campeonato Carioca na era profissional, vitória sobre o Canto do Rio por 14 a 1. Outras goleadas marcantes foram contra a Andarahy AC, outra sobre o S.C. Brasil-RJ, contra o São Cristóvão, além de uma partida contra um Combinado de Petrópolis em amistoso.

Dessas cinco goleadas, quatro delas aconteceram pelo Campeonato Carioca, enquanto uma foi em amistoso. Contra o Canto do Rio, a partida foi válida pelo Campeonato Carioca de 1947, já a goleada sobre o Andarahy AC aconteceu 1937 também no estadual. Contra o S.C. Brasil-RJ, o jogo aconteceu no ano de 1927 e foi a primeira partida oficial em São Januário.

Por fim, a goleada sobre o Combinado de Petrópolis, aconteceu em 1988, em amistoso acontecido na cidade. Porém, não utilizaremos essa partida por falta de registros do jogo, apenas sinalizando como uma das maiores goleadas vascaínas.

No lugar, colocaremos uma outra goleada que não entraria na nossa lista mas é muito importante na história vascaína e também na história do futebol brasileiro. É o jogo contra a Tuna Luso do Pará, com o Vasco da Gama atropelando por 9 x 0, sendo essa a segunda maior goleada da história do Brasileirão.

Veja as 5 maiores goleadas da história do
Vasco da Gama

Vasco da Gama

5º- Vasco da Gama 9 x 0 Tuna Luso-PA (Campeonato Brasileiro 1984)

No dia 19 de fevereiro de 1984 em São Januário, o Vasco da Gama aplicou, a que é até hoje, a segunda maior goleada da história do Campeonato Brasileiro, 9 x 0 sobre a Tuna Luso do Pará. Os gols da partida foram marcados por Arthuzinho (4), Marcelo Vita (3), Geovani e Airton. A equipe vascaína chegaria até a final e seria derrotada pelo Fluminense naquele ano, tendo ainda o artilheiro da competição, Roberto Dinamite.

4º- Vasco da Gama 11 x 0 São Cristóvão (Campeonato Carioca 1949)

No dia três de julho de 1949, no Estádio de São Januário, o Vasco da Gama aplicou uma sonora goleada sobre o São Cristóvão, a partida terminou 11 x 0 para o time da casa. O Expresso da Vitória contava com grandes nomes da época como Ademir de Menezes, o Queixada, o goleiro Barbosa, Danilo, o Príncipe e também Heleno de Freitas. Os gols da partida foram marcados por Maneca (4), Ademir de Menezes (3), Heleno de Freitas (2), Ipojucan e Nestor.

3°- Vasco da Gama 11 x 0 S.C. Brasil-RJ (Campeonato Carioca 1927)

No dia oito de maio de 1927, no Estádio de São Januário, o Gigante da Colina atropelou o S.C Brasil-RJ por 11 x 0 na primeira partida oficial do estádio. Os gols foram marcados por Badu (4), Russinho (3), Bahianinho (2), Negrito e Paschoal, sendo essa até hoje, a segunda maior goleada do Vasco da Gama em seu estádio.

Russinho foi o primeiro grande artilheiro do Vasco da Gama, sendo o primeiro a atingir as marcas de 50, 100 e 200 gols pelo clube, o atacante jogou a Copa do Mundo de 1930 pela Seleção Brasileira. Paschoal é outra lenda do clube, estando presente desde o título da segunda divisão até ser tricampeão carioca em 1929, ponta direita, era conhecido como Trem de Luxo por sua velocidade.

2°- Andarahy AC 0 x 12 Vasco da Gama (Campeonato Carioca 1937)

No dia 29 de dezembro de 1937, no Estádio das Laranjeiras com mando de campo do Andarahy AC, o Vasco da Gama aplicou uma das maiores goleadas de sua história. A partida terminou em goleada de 12 x 0 e teve gols marcados por Niginho (5), Luna (3), Alfredo (3) e Feitiço. Niginho foi o artilheiro do torneio com 25 gols marcados.

Além da goleada, a partida ficou conhecida pela “praga” jogada por Arubinha que nem entrou em campo pelo Andarahy mas ficou revoltado com o placar e afirmou que o Vasco da Gama ficaria 12 anos sem vencer um título sequer. A história caiu no dito popular e o clube de São Januário ficou mesmo sem conquistar títulos por nove anos.

1°- Vasco da Gama 14 x 1 Canto do Rio (Campeonato Carioca 1947)

No dia seis de setembro de 1947, no Estádio de São Januário, o clube aplicava a maior goleada da história do campeonato estadual do Rio de Janeiro na era profissional. O jogo foi contra o Canto do Rio, equipe da cidade de Niterói. O confronto, válido pelo Campeonato Carioca de 1947 e marcou como um dos melhores jogos do que viria a se tornar o Expresso da Vitória.

O Cruzmaltino vinha de um campeonato onde não havia conseguido classificação para o quadrangular final, no ano anterior, o que deixava a torcida ainda bem desconfiada do que seria aquela equipe. Além disso havia empatado com o Olaria por 3 x 3 dias antes.

Nesse ano, o time não contava com um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro, Ademir de Menezes, o Queixada, o atleta que chegou ao Vasco em 1942, saiu em 1946 para jogar no Fluminense e voltou no ano de 1948 ficando até 1956.

O primeiro tempo do jogo terminou 5 x 0, com gols de Ismael (3), Maneca e Nestor e a certeza de que viriam mais gols. Na segunda etapa, o Vasco da Gama fez mais nove gols, sendo eles marcados por Maneca (4), Dimas (3), IsmaelChico fecharam a conta, com Heitor fazendo o gol do Canto do Rio, quando a partida apontava 7 x 0. No total Maneca fez cinco gols, Ismael quatro, Dimas foi às redes três vezes e Chico e Nestor fizeram um gol cada.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]