O time tem mais de 100 anos e já participou várias vezes do Campeonato Brasileiro e outras competições brasileiro. Mas o América Mineiro só começou a crescer no futebol nacional no fim do século passado. Em 1997, o Coelho foi campeão pela primeira vez de uma competição nacional, o Brasileirão Série B.
Mesmo assim, o clube teve ótimos jogadores. Neste especial, iremos focar nos grandes arqueiros que atuarem pelo time mineiro. Confira a nossa lista com os maiores goleiros da história do América-MG.
Conteúdo
Os maiores goleiros da história do América-MG
5 – Matheus Cavichioli
Atual goleiro titular do América-MG, Matheus começou sua carreira profissional no Grêmio, em 2006. Passou por vários outros clubes, sem conseguir se firmar e ficar por mais de duas temporadas. Até que chegou no América-MG em 2020.
Desde então, já fez mais de 100 jogos pelo Coelho. Já na sua primeira temporada, fez história ao chegar na semifinal da Copa do Brasil. Em 2021, ajudou o time a chegar na 8ª posição do Brasileirão, a segunda melhor campanha na competição.
4 – Neneca
Neneca chegou no América Mineiro no começo dos anos 70 e já se destacou. O goleiro foi um dos responsáveis pela melhor campanha no Campeonato Brasileiro. Em 1973, o Coelho terminou na 7ª posição.
O arqueiro não ficou muito tempo no time mineiro. Com o destaque que ganhou em 1973, Neneca chamou a atenção de vátios clubes. E, em 1974, foi para o Naútico. Mesmo assim, marcou história no América.
3 – Jardel
Apelidado de Cavaleiro Negro, Jardel jogou pelo América-MG na década de 50 e início de 60. Jogando sem luvar, eram comuns defesas com uma mão só. Novo, conquistou a Tríplice Coroa mineira com o Coelho com menos de 20 anos.
Foi campeão mineiro em 1957, sendo o goleiro titular e se destacando no time. Nos dois anos seguinte, em 1958 e 1948 terminou sendo vice-campeão do Campeonato Mineiro.
2 – Tonho
Quarto jogador com mais partidas pelo América-MG, Antônio, conhecido como Tonho, é um dos grandes ídolos do time. Entre 1947 e 1958, foram 325 jogos defendendo as cores da equipe mineira.
Pelo longo período em que ficou no Coelho, Tonho é um dos únicos que foi campeão mineiro duas vezes na época. Em 1948, era o goleiro titular e foi essencial para a conquista. Já em 1957, acabou perdendo a posição no meio da competição.
1 – Milagres
Considerado por muitos como o maior goleiro do América-MG, Milagres esteve na equipe de 1991 a 2001. É o detentor do recorde de partidas no Coelho, foram 371. Em uma passagem história pelo time, foi campeão três vezes.
A primeira, pelo Campeonato Mineiro, em 1993. Depois, ajudou a trazer o primeiro título nacional do América, no Campeonato Brasileiro Série B, em 1997. Por fim, conquistou a Copa Sul-Minas, em 2000. Ainda voltou ao clube como treinador do sub, entre 2011 e 2017.