Veja quem são os 5 maiores goleiros da história do Botafogo

Com mais de 100 anos de história, o Botafogo está na lista de gigantes brasileiros. No entanto, vem enfrentando problemas nos últimos anos e já foi rebaixado três vezes. Mas parece estar se recuperando e faz a melhor campanha dos últimos anos no Brasileirão.

Tendo um passado vitorioso, vários craques já atuaram pela equipe. No texto de hoje, falaremos sobre os maiores goleiros da história do Botafogo. Confira a nossa lista abaixo.

Os maiores goleiros da história do Botafogo

5 – Wendell

Veja quem são os 5 maiores goleiros da história do Botafogo
Wendell em jogo pelo Botafogo. Divulgação/Botafogo.

Vindo da base do Botafogo, Wendell subiu para o profissional em 1968, saindo em 1969. Retornou ao Glorioso em 1971, quando ficou até 1977 e marcou história no clube. Na época em que estava no time carioca, foi também para a Seleção Brasileira e ia ser o titular na Copa do Mundo de 74. Mas se lesionou e acabou ficando de fora.

Era o arqueiro titular na companha do Campeonato Brasileiro de 1971. Naquela ocasião, a equipe alvinegra chegou na final, perdendo para o Atlético-MG. Foi campeão da Taça Guanabara, em 1974.

4 – Wagner

Chegando em 1993 no Botafogo, Wagner acabou ficando até 2002. Só saiu pois teve problemas de salário atrasados. No entanto, com 412 jogos disputados com a camisa alvinegra, se tornou ídolo dos torcedores e um dos melhores goleiro do clube.

Ficou marcado na história do Glorioso por ter conquistado o Campeonato Brasileiro, de 1995. Foi o último grande título da equipe por longos anos, que só voltou a ganhar taça no âmbito nacional em 2015, mas na Série B. Também foi campeão Carioca, em 1997, e do Torneio Rio-São Paulo, em 1998.

3 – Ricardo Cruz

Veja quem são os 5 maiores goleiros da história do Botafogo
Ricardo Cruz, em pé e de preto, com o time campeão carioca em 1989. Divulgação/Botafogo.

Revelado pelo Fluminense em 1983, foi transferido para o Botafogo em 1988. Titular em 1989, foi essencial para a conquista do Campeonato Carioca, ajudando a acabar com a seca do Botafogo na competição.

Atuou no Alvinegro até 1992, conquistando dois títulos. O segundo veio no ano seguinte ao já mencionado, em 1990. Também no Campeonato Carioca.

2 – Jefferson

O goleiro mais recente desta lista, esteve no Botafogo de 2003 a 2005 e 2009 a 2018. Um dos maiores ídolos dos últimos aos, Jefferson fez 459 partidas com a equipe. O que faz do goleiro o terceiro jogador que atuou pelo Glorioso.

Além do longo período pelo clube, Jefferson também ficou marcado por alguns títulos. Foram 10 ao todo: três Campeonatos Cariocas, três Taça Guanabara, três Taça Rio e um Campeonato Brasileiro Série B.

1 – Manga

Dado por muitos como o maior goleiro a história do Botafogo, Maga defendeu o manto alvinegro em 442 jogos. Atuou na equipe de 1959 a 1968 e ajudou na conquista de vários títulos. Ainda, sofreu apenas 394 gols em sua carreira no Glorioso.

Entre os mais importantes, foi campeão carioca quatro vezes. Além de ter ficado conquistado a Taça Brasil de 1968. Acabou ficando com as mãos deformadas, pelo estilo de jogos mais agressivo, disputando as bolas. O grande arqueiro também defendeu a Seleção Brasileira e passou outros times do Brasil, como Internacional, Coritiba e Sport.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]