Quem são os cinco maiores laterais-esquerdos da história do Atlético-MG? Todo mundo conhece os maiores jogadores da história do Galo, Reinaldo, Ronaldinho Gaúcho, Éder Aleixo, João Leite, Dadá Maravilha, Leonardo Silva, Victor, Marques, Paulo Isidoro e Paulo Roberto estão entre os principais, mas há muitos outros. Além disso, o último citado é um dos maiores laterais-esquerdos da história do Atlético-MG, o maior em nossa lista de cinco nomes, que você acompanha abaixo.
Nossa lista de maiores laterais-esquerdos da história do Atlético-MG tem Paulo Roberto na primeira posição e será seguido de perto por Guilherme Arana, que, em pouco tempo, já foi campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão Série A, tendo ainda muito o que fazer pelo clube. Outro nome importante é o de Cincunegui, que era o lateral titular no título do Campeonato Brasileiro de 1971.
Outros dois jogadores completam nossa lista de maiores laterais-esquerdos da história do Atlético-MG, o primeiro é Jorge Valença, que fez parte da equipe na década de 1980. Por fim, encerra nossa lista Dedê, que conquistou a Copa Conmebol em 1997 e mesmo tendo ficado pouco tempo no profissional, se identificou rápido com a torcida e substituiu o eterno ídolo Paulo Roberto.
Conteúdo
Os maiores laterais-esquerdos da história do Atlético-MG
Atletico Mineiro
5 – Dedê
Nascido em Belo Horizonte, Dedê tem linda história no Borussia Dortmund, da Alemanha, onde ficou por 13 anos e se tornou ídolo, mas, antes disso, fez história pelo Atlético-MG, entrando em nossa lista de maiores laterais-esquerdos da história do Atlético-MG, mesmo tendo ficado pouco tempo nos profissionais do clube.
Dedê chegou ao clube com apenas 15 anos, em 1993, subiu aos profissionais em 1996, quando tinha 17 anos, e o clube precisava substituir o ídolo da torcida, Paulo Roberto Prestes, que também está em nossa lista. Com a saída do ídolo no ano seguinte assumiu de vez a titularidade.
Jogou 92 partidas e marcou três gols com a camisa do Galo em pouco mais de dois anos nos profissionais. Conquistou a Copa Centenário de BH e a Copa Conmebol, ambas em 1997, além de ter sido eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão nesse ano, ganhando a Bola de Prata da Revista Placar.
4 – Jorge Valença
Jorge Valença fez parte de uma das equipes mais icônicas da história do Galo, entre 1979 e 1987. Atuou em 333 partidas e marcou 13 gols pelo clube. Jogou ao lado de outros grandes ídolos do clube, Reinaldo, Éder Aleixo, João Leite, entre outros.
Foi apelidado por Éder Aleixo de Touro, por seu vigor físico e sua disposição. Natural da cidade de Valença, na Bahia, o nome da cidade foi incorporado ao seu nome no meio do futebol. Teve passagens também por Vitória-BA e América-RJ, mas sem grande destaque.
Conquistou seis vezes o título do Campeonato Mineiro pelo Galo, em 1980, 1981, 1982, 1983, 1985 e 1986. Entra em nossa lista de maiores laterais-esquerdos da história do Atlético-MG por toda sua história junto ao clube mineiro, tendo se doado durante oito anos ao clube mineiro.
3 – Cincunegui
Héctor Cincunegui é natural de Montevidéu, no Uruguai, e foi revelado pelo Danubio de seu país natal, passando também pelo Nacional do Uruguai antes de chegar ao Atlético-MG, em 1968, clube que ficou até 1973, atuando em 194 partidas e marcando um gol.
No Brasil, jogou também pelo Náutico e atuava nas duas laterais. Jogou pela Seleção Uruguaia e foi campeão do Campeonato Sul-Americano de 1964, que corresponde a atual Copa América, e jogou a Copa do Mundo de 1966. Cincunegui estava também na equipe do Nacional que foi vice-campeã da Libertadores em 1967.
Pelo Galo, foi campeão do Brasileirão em 1971, do Campeonato Mineiro, em 1970, e da Taça Belo Horizonte, em 1971 e 1972. Se tornou ídolo da torcida no tempo que ficou em Belo Horizonte por ser um jogador muito vigoroso e por ter conquistado títulos importantes.
2 – Guilherme Arana
Nascido em São Paulo, Guilherme Arana ficou 10 anos no Corinthians, contando seu tempo de base. Saiu do clube em 2017, já tendo vencido duas vezes o Campeonato Brasileiro. Foi para o Sevilla e teve passagem pela Atalanta, antes de chegar ao Galo em 2020 por empréstimo, retornando em definitivo no ano seguinte.
Pelo clube mineiro, já são mais de 150 jogos e 14 gols marcados, tendo ainda bastante tempo para ampliar sua história com a camisa do clube. Bastante identificado com o torcedor atleticano, Arana conquistou pelo Galo um título do Campeonato Brasileiro e um da Copa do Brasil, ambos em 2021.
Além dos citados, venceu a Supercopa do Brasil em 2022 e quatro vezes o Campeonato Mineiro, em 2020, 2021, 2022 e 2023. Já sendo um dos maiores laterais-esquerdos da história do Atlético-MG, Guilherme Arana tem muita proximidade com a torcida e também muita qualidade técnica, já sendo ídolo do clube com tão pouco tempo.
1 – Paulo Roberto
Nascido em Porto Alegre, Paulo Roberto Prestes foi revelado pelo Internacional e teve passagens por Botafogo e Palmeiras, além do Atlético-MG. Atuou no clube mineiro de 1986 a 1996, dedicando 11 anos de sua carreira ao Galo, se tornando ídolo da torcida por sua garra e arrancadas ao ataque, tendo um potente chute na perna esquerda.
Em nossa lista, ocupa a primeira posição pelo conjunto da obra, sendo o quinto jogador que mais vestiu a camisa do Altético-MG com 504 jogos, tendo marcado ainda 38 gols pelo clube. É também o segundo jogador que mais jogou pelo Galo em Campeonatos Brasileiros, com 189 partidas.
Conquistou cinco vezes o título do Campeonato Mineiro em 1986, 1988, 1989, 1991 e 1995, além do Troféu Ramon de Carranza, em 1990, e da Copa Conmebol de 1992. Dessa forma, Paulo Roberto se tornou um dos maiores ídolos da história do Galo e o maior lateral-esquerdo da história do clube.