Veja quem são os 5 maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo

Quem são os cinco maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo? Todo mundo conhece os maiores jogadores da história do Soberano. Rogério Ceni, Raí, Careca, Leônidas da Silva, Kaká, Lugano, Oscar, Dario Pereira e Nelsinho estão entre os principais, mas há muitos outros. Além disso, o último citado é um dos maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo, o maior em nossa lista de cinco nomes que você acompanha abaixo.

Nossa lista de maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo tem Nelsinho na primeira posição e será seguido de perto por Júnior, que foi campeão da Libertadores e Mundial com a equipe. Outro nome importante é o de Noronha, lateral e zagueiro da década de 1940, quando o São Paulo dominou o futebol paulista.

Outros dois jogadores completam nossa lista de maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo, o primeiro é Serginho, que jogou no clube no final dos anos 1990 e despontou para o futebol com a camisa do Tricolor do Morumbi. Por fim, encerra nossa lista Leonardo que em três passagens honrou a camisa do São Paulo e conquistou alguns títulos importantes pelo clube.

Os maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo

Sao Paulo

Sao Paulo

5 – Leonardo

Leonardo é natural de Niterói, no Rio de Janeiro, e foi revelado pelo Flamengo, subindo aos profissionais em 1987, quando jogou com seu ídolo de infância, Zico, e conquistou o título do Campeonato Brasileiro. Em 1990, foi envolvido em uma troca com o São Paulo e teve sua primeira passagem pelo clube.

Jogou pelo clube paulista entre 1990 e 1991, depois entre 1993 e 1994 e, por último, em 2001. Fez um total de 111 jogos e marcou 17 gols pelo Tricolor do Morumbi. Além disso conquistou títulos importantes pelo clube, como o Campeonato Brasileiro de 1991, as Recopas Sul-Americanas de 1993 e 1994, além da Supercopa Sul-Americana de 1993 e o Mundial de Clubes no mesmo ano.

Se tornou um dos maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo e um dos mais lembrados pela torcida, por sua qualidade com a bola nos pés e pelos títulos importantes conquistados pelo clube. Leonardo foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994 e, ao todo, fez 60 partidas com a camiseta amarela, marcando sete gols.

4 – Serginho

Nascido em Nilópolis, no Rio de Janeiro, Serginho fez as categorias de base pelo Nova Cidade e depois subiu aos profissionais pelo Itaperuna, ambos do Rio de Janeiro. Foi para o Bahia e passou por Flamengo e Cruzeiro antes de chegar ao São Paulo em 1996, ficando no clube até 1999. Depois rumou para o Milan, da Itália, onde também se tornou ídolo.

No São Paulo foi onde despontou para o futebol brasileiro e mundial. Lateral de muita técnica e ofensividade, Serginho jogou 179 vezes com a camisa do Tricolor do Morumbi, marcando 28 gols. Vestiu a camisa da Seleção Brasileira em 10 oportunidade e marcou um gol.

Pelo São Paulo, conquistou apenas o Campeonato Paulista de 1998, mas marcou época e também a torcida do clube. Se tornou ídolo e um dos maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo pela sua dedicação em campo e qualidade com a bola nos pés.

3 – Noronha

Veja quem são os 5 maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo
Noronha com a camisa do São Paulo

Nascido em Porto Alegre, Noronha foi revelado pelo Grêmio, onde jogou de 1935 a 1941. Se mudou para o Rio de Janeiro, onde jogou no Canto do Rio e também no Vasco da Gama. Chegou ao São Paulo em 1943 e permaneceu no clube até 1951.

O lateral-esquerdo, que jogava também como zagueiro, fez parte da equipe do São Paulo que ficou conhecida como “Rolo Compressor” na década de 1940. Formou um trio de defesa famoso com Rui e Bauer, em uma equipe que comandou o futebol paulista do período.

Líder nato, Noronha jogou em 309 partidas e marcou 14 gols pelo Tricolor Paulista, conquistando o Campeonato Paulista cinco vezes, em 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949. Jogou 15 partidas na Seleção Brasileira, atuando ao lado de grandes craques, e por todo seu período pelo clube se tornou ídolo e um dos maiores laterais-esquerdos da história do São Paulo.

2 – Júnior

Júnior foi revelado pelo Vitória da Bahia e passagem vitoriosa pelo Palmeiras antes de ir para a Itália, onde jogou no Parma. No retorno ao Brasil assinou com o São Paulo, sendo titular da lateral-esquerda da equipe em mais uma era vitoriosa do São Paulo Futebol Clube.

Ao todo foram 198 partidas com a camisa tricolor, marcando 11 gols. Conquistou muitos títulos importantes com o clube no início dos anos 2000, sendo os principais a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2005. Venceu ainda o Campeonato Paulista no mesmo ano e foi tricampeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008.

Passou ainda por Atlético-MG e Goiás antes de encerrar a carreira, lateral muito vitorioso no futebol brasileiro, Júnior se tornou ídolo do São Paulo por sua segurança defensiva e excelente apoio ao ataque. Além disso, foi campeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002.

1 – Nelsinho

Nelsinho foi revelado pelo próprio São Paulo em 1979 e ficou no clube até 1992. Teve ainda passagens por Flamengo e Corinthians, sem o mesmo brilho que teve pelo Tricolor Paulista. Ainda jogou no Japão, onde encerrou sua carreira pelo Kashiwa Reysol.

Jogou pela Seleção Brasileira em 18 oportunidades, marcando um gol e conquistando os Jogos Pan-americanos de 1987 e foi vice-campeão olímpico no ano seguinte, em Seul. O lateral vestiu a camisa do São Paulo em 512 vezes, marcando nove gols pelo clube.

O tempo no clube e os títulos o tornam o maior lateral-esquerdo da história do São Paulo. Conquistou seis vezes o Campeonato Paulista em 1980, 1981, 1985, 1987, 1989 e 1991, além do Campeonato Brasileiro de 1986 e também em 1991. Por fim e não menos importante, foi campeão da Libertadores de 1992 pelo Tricolor do Morumbi.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]