Ao longo da história centenária do Botafogo, inúmeros jogadores vestiram a camisa alvinegra. Deixando o legado no Time de General Severiano, alguns meio-campistas brilharam dentro de campo. Sendo assim, separamos uma lista com os maiores meias da história do Botafogo.
Conteúdo
Os maiores meias da história do Botafogo
Didi
Ao lado de Garrincha, Nilton Santos e Túlio Maravilha, Didi pode ser considerado um dos grandes ídolos do Botafogo. Maestro de um dos melhores times da história do Glorioso, o meia chegou a Seleção Brasileira, conquistando a Copa do Mundo de 1958.
Durante a sua trajetória pelo Botafogo, Didi venceu alguns títulos internacionais como o Torneio de Paris. Se destacando nas conquistas do Campeonato Carioca (1957, 1961 e 1962), o jogador deixou o seu nome marcado na história do clube. Em 313 jogos, o ídolo alvinegro marcou 114 gols com a camisa do Bota.
Gérson
Destaque do Botafogo durante a década de 60, Gérson é um dos maiores meio-campistas da história do Botafogo. Canhotinha de Ouro, como era conhecido o jogador, disputou 248 jogos pelo time carioca. Marcando 96 gols pelo Alvinegro, o meia conquistou foi um dos principais nomes na campanha do título do Campeonato Brasileiro de 1968.
81 anos de um dos grandes gênios que vestiram a camisa alvinegra e levantaram vários troféus pelo Botafogo.
Gérson, o canhotinha de ouro! @canhotinha70 pic.twitter.com/66yb8CYemy— Botafogo Retrô (@BotafogoRetro) January 11, 2022
Zagallo
Um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, Zagallo também vestiu a camisa do Botafogo. Bicampeão carioca pelo Glorioso, o meia participou da fase de memorável do time alvinegro, protagonizando grandes atuações ao lado de astros como Garrincha, Didi e Nílton Santos.
Chamando a atenção pela sua notável inteligência tática, Zagallo também tinha como grande arma a sua velocidade dentro das quatro linhas. Além de atuar no meio-campo, o jogador também gostava de jogar no ataque, principalmente na ponta-esquerda.
Paulo Cézar Caju
Formado nas categorias de base do Botafogo, Paulo Cézar Caju é mais um craque meio-campista que caiu nas graças da torcida. Extremamente habilidoso, o jogador disputou 264 partidas com a camisa do Glorioso. Marcando 83 gols pelo clube carioca, Caju também passou por Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama.
PC Caju também chegou a atuar como ponta-esquerda, mostrando muita categoria pelo lado do campo. Pelo Botafogo, o meia foi campeão brasileiro e bicampeão Carioca, além de conquistar alguns torneios internacionais pelo Glorioso.
Sérgio Manoel
Talentoso meio-campista do futebol brasileiro, Sérgio Manoel passou por diversos clubes durante a carreira. No entanto, com a camisa do Botafogo ao lado de Túlio Maravilha, o jogador se destacou, sendo um dos principais nomes do título do Campeonato Brasileiro de 1995.
Ajudando o Botafogo na conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1998, Sérgio Manoel foi um exímio cobrador de bolas paradas. Com a sua perna esquerda, o meio-campista fez a alegria do torcedor alvinegro no final dos anos 90.
Há 21 anos, o Botafogo de futebol e regatas conquistava o seu quarto Rio-São Paulo. O time que tinha Gonçalves, Sérgio Manoel, Wilson goiano, Túlio maravilha, Bebeto, entre outros, empatou no Maracanã por 2 x 2 com o são Paulo e levou o caneco. @tuliomaravilha
Recordar é viver! pic.twitter.com/DMtKCU3PdF
— MaricáFogo (@MaricaFogo) March 4, 2019