Ao longo da história centenária do Botafogo, inúmeros jogadores vestiram a camisa alvinegra. Deixando o legado no Time de General Severiano, alguns meio-campistas brilharam dentro de campo. Sendo assim, separamos uma lista com os maiores meias da história do Botafogo.
Conteúdo [Exibir]
Os maiores meias da história do Botafogo
Didi
Ao lado de Garrincha, Nilton Santos e Túlio Maravilha, Didi pode ser considerado um dos grandes ídolos do Botafogo. Maestro de um dos melhores times da história do Glorioso, o meia chegou a Seleção Brasileira, conquistando a Copa do Mundo de 1958.
Durante a sua trajetória pelo Botafogo, Didi venceu alguns títulos internacionais como o Torneio de Paris. Se destacando nas conquistas do Campeonato Carioca (1957, 1961 e 1962), o jogador deixou o seu nome marcado na história do clube. Em 313 jogos, o ídolo alvinegro marcou 114 gols com a camisa do Bota.
Gérson
Destaque do Botafogo durante a década de 60, Gérson é um dos maiores meio-campistas da história do Botafogo. Canhotinha de Ouro, como era conhecido o jogador, disputou 248 jogos pelo time carioca. Marcando 96 gols pelo Alvinegro, o meia conquistou foi um dos principais nomes na campanha do título do Campeonato Brasileiro de 1968.
81 anos de um dos grandes gênios que vestiram a camisa alvinegra e levantaram vários troféus pelo Botafogo.
Gérson, o canhotinha de ouro! @canhotinha70 pic.twitter.com/66yb8CYemy— Botafogo Retrô (@BotafogoRetro) January 11, 2022
Zagallo
Um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, Zagallo também vestiu a camisa do Botafogo. Bicampeão carioca pelo Glorioso, o meia participou da fase de memorável do time alvinegro, protagonizando grandes atuações ao lado de astros como Garrincha, Didi e Nílton Santos.
Chamando a atenção pela sua notável inteligência tática, Zagallo também tinha como grande arma a sua velocidade dentro das quatro linhas. Além de atuar no meio-campo, o jogador também gostava de jogar no ataque, principalmente na ponta-esquerda.
Paulo Cézar Caju
Formado nas categorias de base do Botafogo, Paulo Cézar Caju é mais um craque meio-campista que caiu nas graças da torcida. Extremamente habilidoso, o jogador disputou 264 partidas com a camisa do Glorioso. Marcando 83 gols pelo clube carioca, Caju também passou por Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama.
PC Caju também chegou a atuar como ponta-esquerda, mostrando muita categoria pelo lado do campo. Pelo Botafogo, o meia foi campeão brasileiro e bicampeão Carioca, além de conquistar alguns torneios internacionais pelo Glorioso.
Sérgio Manoel
Talentoso meio-campista do futebol brasileiro, Sérgio Manoel passou por diversos clubes durante a carreira. No entanto, com a camisa do Botafogo ao lado de Túlio Maravilha, o jogador se destacou, sendo um dos principais nomes do título do Campeonato Brasileiro de 1995.
Ajudando o Botafogo na conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1998, Sérgio Manoel foi um exímio cobrador de bolas paradas. Com a sua perna esquerda, o meio-campista fez a alegria do torcedor alvinegro no final dos anos 90.
Há 21 anos, o Botafogo de futebol e regatas conquistava o seu quarto Rio-São Paulo. O time que tinha Gonçalves, Sérgio Manoel, Wilson goiano, Túlio maravilha, Bebeto, entre outros, empatou no Maracanã por 2 x 2 com o são Paulo e levou o caneco. @tuliomaravilha
Recordar é viver! pic.twitter.com/DMtKCU3PdF
— MaricáFogo (@MaricaFogo) March 4, 2019