Um dos maiores clubes do futebol brasileiro, o Flamengo conta com mais de 40 milhões de torcedores apaixonados pelo mundo. Em toda a história do clube, inúmeros jogadores talentosos passaram pelo time carioca. Sendo assim, selecionamos e listamos os maiores meias do Flamengo.
Conteúdo
Os maiores meias da história do Flamengo
Zico
Abrimos o top-5 dos principais meio-campistas do Flamengo com Zico, um dos maiores ídolos da história do clube. O Galinho de Quintino é considerado um dos grandes craques do futebol brasileiro, sendo referência para todos os jogadores da posição.
Zico disputou 732 jogos pelo Flamengo, balançando a rede 509 vezes, sendo o maior artilheiro da história do clube. Somando duas passagens pelo Mengão, o meia foi protagonista nos títulos da Copa Liberadores e do Mundial de Clubes, que foram disputados em 1981.
Na carreira vitoriosa de Zico, o meio-campista também conquistou sete vezes o Campeonato Carioca (1972, 1974, 1978, 1979, 1979 (especial) 1981 e 1986). Além disso, o ídolo do Flamengo venceu o Campeonato Brasileiro em três oportunidades diferentes (1980, 1982 e 1983).
Adílio
Ao lado de Zico, o talentoso meio-campista Adílio marcou época no Flamengo. Sendo um dos principais protagonistas memorável time do início da década de 80, o jogador conquistou o Mundial de Clubes e a Libertadores da América de 1981.
Ídolo do Flamengo, Adílio chamava a atenção do torcedor pela qualidade técnica em campo. Habilidoso e criativo no meio-campo, o jogador também era decisivo, marcando gols importantes. Ao todo, em 611 jogos vestindo a camisa rubro-negra, meia balançou a rede 128 vezes.
Sávio
Quem merece destaque na lista dos maiores meias da história do Flamengo é o Anjo Loiro da Gávea, como era conhecido o meio-campista Sávio. Craque da posição e referência para vários atletas da atualidade, o jogador nunca escondeu sua identificação com o clube.
Conquistando o Brasileirão (1992) e o Campeonato Carioca (1996), Sávio marcou o seu nome na história do Flamengo. Logo quando chegou ao time profissional, o jogador recebeu o carinho do torcedor, sendo chamado de “Novo Zico”.
Petković
Um dos maiores ídolos do Flamengo, o sérvio Dejan Petković entrou para a história do clube no início dos anos 2000. Conquistando o coração do torcedor ao garantir o título estadual de 2001 contra o Vasco da Gama, Pet deixou o seu nome registado no Maracanã.
Em sua segunda passagem pelo Flamengo, Petković foi fundamental para a conquista do Brasileirão de 2009. Comandando o meio-campo da equipe carioca, Pet era uma das referências técnicas do Fla, contribuindo com gols e assistências.
Arrascaeta
Um dos principais nomes do Flamengo na atualidade, Giorgian De Arrascaeta conta com uma linda trajetória pela equipe. Desde 2019 vestindo a camisa rubro-negra, o meia uruguaio já pode considerado um dos grandes ídolos da história recente do clube.
Demostrando classe, habilidade e uma visão de jogo espetacular, Arrascaeta já conquistou duas vezes a Copa Libertadores (2019 e 2022) e o Campeonato Brasileiro (2019 e 2020) pelo Flamengo. Além disso, o meio-campista foi uma das principais peças do título da Copa do Brasil de 2022.