Primeiro clube paranaense a conquistar o Campeonato Brasileiro, o Coritiba tem uma trajetória de respeito em solo nacional, principalmente se tratando de conquistas estaduais. Ao todo, além-claro do título brasileiro, o Coxa conquistou 39 Campeonatos Paranaense, sendo o maior vencedor da competição.
Por outro lado, o Alviverde já conviveu com derrotas devastadoras, que até hoje ficam negativamente na memória do torcedor coritibano. Sendo assim, confiramos os maiores vexames do Coritiba.
Conteúdo
Os maiores vexames do Coritiba
Quase rebaixamento no Campeonato Estadual
O Coritiba escapou por pouco de frequentar a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense em 1989. No ano anterior, fez somente dois pontos a mais do que o Matsubara, que acabou rebaixado (19 contra 17), terminando na penúltima colocação. O time que contava com Marildo, Jatobá, Chicão e Édison Borges conquistou somente 5 vitórias, 9 empates e 8 derrotas, 22 gols sofridos e 18 marcados.
Eliminação para o URT – Copa do Brasil
Na temporada de 2019, o Coritiba perdeu por 3×2 para a URT, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, sendo eliminado na primeira fase da Copa do Brasil.
Os gols da equipe mineira forma marcados por Cascata, Rodrigão e Reis; pelo Coxa, Iago Dias e Gladstone balançaram as redes.
Má desempenho no Campeonato Estadual de 2021
A temporada de 2021 teve um bom início de estadual para o Coxa Branca, com liderança, mas a queda na reta final fez o time Alviverde ser eliminado na primeira fase. O clube não caía antes do mata-mata desde 1988. Mesmo assim, a direção bancou o técnico Gustavo Morínigo, que meses depois levaria o clube a primeira divisão nacional.
Ao todo, foram quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas em 11 jogos, com 19 gols marcados e 13 gols sofridos.
Goleada diante do Nacional-AM — Copa do Brasil
Após dos vices campeonatos da Copa do Brasil (2011 e 2012), o Coritiba deu um verdadeiro vexame na edição de 2013. Em duelo válido pelo jogo de ida da 2ª fase da Copa do Brasil, o Coxa sofreu uma sonora goleada por 4 a 1, do Nacional-AM, em Manaus.
A derrota foi a maior sofrida até então pelo clube paranaense em toda a sua trajetória no torneio nacional, no qual não tem nenhum título.
Em suma, no jogo de volta, os paranaenses até venceram o clube amazonense pelo placar de 1 a 0, mas que não foi suficiente para avançar de fase.
Quadruplo 5 × 0 no Campeonato Brasileiro
Pelo Campeonato Brasileiro, o Coxa não tem apenas uma grande goleada sofrida. Ao todo, são quatro grandes goleadas de 0 × 5. Duas foram em 1984, um ano antes do título brasileiro do clube. Contra Grêmio e Fluminense, fora de casa, o Coxa perdeu de cinco. Diante dos gaúchos, na primeira fase. Contra os cariocas, na fase quartas de final, com dois gols de Washington. O Flu ainda seria campeão do torneio.
Já em 1996, a goleada foi para o grande time do Palmeiras, com três gols do craque Luizão. Por fim, em 2008, o Coxa perderia da mesma forma para o Flamengo.