As 5 maiores vitórias da história do América-MG

O América-MG tem em sua história muitas vitórias importantes, que lhe renderam títulos e marcas incríveis. Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Coelho. A vitória sobre o Atlético-MG pelo estadual de 1925 que fez com que os adversários desistissem da competição e assinassem um documento, declarando o América-MG decacampeão estadual é até hoje a maior vitória da história do clube.

Outras vitórias entram para o hall de maiores da história do América Futebol Clube, como o segundo jogo da final da Copa Sul Minas de 2000, contra o Cruzeiro, que deu ao clube o título da competição. Outro jogo importante foi válido pela última rodada do Brasileirão Série B de 2017, contra o CRB e rendeu o bicampeonato do torneio ao Coelho.

Mais dois jogos entram nessa lista, a vitória sobre o Vila Nova pelo Brasileirão Série B de 1997 na última rodada da fase final do torneio e que deu a equipe mineira o primeiro título da competição ao clube. E por último e não menos importante, o triunfo sobre o Atlético-MG, no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro de 2001, que terminou em goleada de 4 x 1 para o Coelhão e abriu vantagem para o 15º título estadual da equipe.

Veja as 5 maiores vitórias da história do
America MG

America MG

5º- América-MG 4  x 1 Atlético-MG (Campeonato Mineiro 2001)

No dia 27 de maio de 2001 no Mineirão, as equipes entraram em campo pelo primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro daquele ano. A partida terminou 4 x 1 para o Coelho sobre o Galo e abriu boa vantagem para o segundo jogo, que terminou 3 x 1 contra e sacramentou o 15º título estadual para o América-MG.

Os gols do jogo foram marcados por Wellington Paulo, Tucho e Rodrigo (2) para o Coelhão e Gilberto Silva descontou para o Galo. A torcida americana não gritava é campeão no torneio estadual havia oito anos e esse foi o título de número 15 na história do clube.

O técnico da equipe era Lula Pereira que tinha sob seu comando alguns nomes importantes como Wellington Paulo, Rodrigo e Alessandro, enquanto o Atlético-MG tinha nomes como Velloso, Cicinho, Paulo Baier, Gilberto Silva, Lincoln, Kim, Guilherme e Marques.

4º- América-MG 1 x 0 Vila Nova-GO (Brasileirão Série B 1997)

No dia sete de dezembro de 1997 no Estádio Independência, as equipes entraram em campo pela última rodada da fase final do Brasileirão Série B daquele ano. A vitória do clube mineiro por 1 x 0 com gol de Celso, contou também com o empate da Ponte Preta com o Náutico para dar o título do torneio ao Coelho.

O Coelhão que conquistou seu primeiro título nacional contava com importantes nomes da história do clube como Wellington Paulo, Milagres, Boiadeiro, Irênio, Pintado, Rinaldo, Tupãzinho, Celso, Gilberto Silva, Evanilson, Estevam e Denis.

Todos esses sob o comando do Rei do Acesso, Givanildo de Oliveira, grande treinador das divisões inferiores da história do futebol brasileiro e principalmente do América-MG, onde conquistou o Campeonato Mineiro de 2016, o Brasileirão Série B de 1997 e o Brasileirão Série C de 2009.

3°- América-MG 1 x 0 CRB (Brasileirão Série B 2017)

No dia 25 de novembro de 2017 no Estádio Independência, as equipes entraram em campo pela última rodada do Brasileirão Série B. O clube mineiro venceu por 1 x 0 com gol do zagueiro e capitão Rafael Lima, resultado que manteve o Coelhão na liderança, a frente do Internacional e coroou a equipe bicampeã do torneio.

O jogo ficou marcado à época pela torcida americana bater o recorde de público do Independência, a marca anterior era da final do estadual do mesmo ano, entre Cruzeiro e Atlético-MG. A diferença foi pouca, cerca de 70 pessoas a mais, mas o registro era importante para os torcedores do Coelho.

Os grandes nomes dessa conquista foram o técnico Enderson Moreira, o zagueiro e capitão Rafael Lima que fez o gol do título, o lateral Norberto, o volante Juninho, o meia Ruy, e os atacantes Luan e Bill que foram os artilheiros da equipe na competição com oito e nove gols respectivamente.

2°- Cruzeiro 1 x 2 América-MG (Copa Sul Minas 2000)

No dia 1º de março de 2000 no Mineirão, as equipes entraram em campo pelo segundo jogo da final da Copa Sul Minas daquele ano. Depois da vitória na primeira partida, o América-MG jogava pelo empate para ser campeão, terminou o primeiro tempo perdendo por 1 x 0 e virou na segunda etapa pra se sagrar campeão do torneio regional.

Os gols da partida foram marcados pro Zé Afonso e Álvaro para o Coelho e Zé Maria fez o gol da Raposa. Esse é um dos maiores títulos da era moderna do clube, já que enfrentou grandes equipes como o Internacional de Dunga e o Cruzeiro de Müller, além de ter eliminado o Athletico-PR que seria campeão brasileiro no ano seguinte.

O Cruzeiro contava com o já citado Müller, Oséas, Paulo Isidoro, Marcelo Ramos, Ricardinho, Viveros, Cris e Valdo, todos comandados por Paulo Autuori. Já o América-MG tinha Palhinha, Pintado, Milagres, Wellington Paulo, Zé Afonso, Dênis, Rinaldo e Álvaro.

1°- América-MG 4 x 1 Atlético-MG (Campeonato Mineiro 1925)

No dia 14 de junho de 1925 no Estádio da Avenida Paraopeba, as equipes entraram em campo pela primeira rodada do torneio estadual daquele ano. O jogo é marcante pois foi a única partida do decacampeonato mineiro do clube, já que os adversários se retiraram do torneio.

As equipes decidiram se retirar após essa goleada e também após a Seleção Mineira, que contava com 12 atletas do Coelho, golear a Seleção Carioca por 6 x 0. As equipes adversárias ao ver que não teriam chances contra o poderoso Coelhão, decidiram não ser os coadjuvantes do torneio e assinaram um documento oficial da Liga Mineira que atestava a conquista do decacampeonato mineiro do América.

A única partida jogada pela equipe foi contra o Atlético-MG, que as outras equipes julgavam ser a única equipe que poderia bater de frente. O resultado foi um sonoro 4 x 1 com gols de Bolivar, Osvaldinho, Gauchinho e do artilheiro Satyro Taboada, grande nome da equipe e maior artilheiro do clube até os dias de hoje.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]