As 5 maiores vitórias da história do Athletico-PR

O Athletico-PR tem em sua história muitas vitórias importantes. Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Furacão.

O Athletico-PR tem em sua história muitas vitórias importantes, que lhe renderam títulos e marcas incríveis. Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Furacão. O título da Copa do Brasil de 2019 ficou marcado pela jogada de Marcelo Cirino no segundo gol, marcado por Rony já no finalzinho do jogo que terminou 2 x 1 e decretou o placar final do jogo.

Outras vitórias entram para o hall de maiores da história do Club Athletico Paranaense, como o primeiro jogo da da final do Brasileirão Série A de 2001, contra o São Caetano, que deu ao clube a vantagem e depois o título. Outro jogo importante foi a segunda partida da final da Copa Sul-Americana de 2018 que rendeu ao clube seu primeiro título continental.

Mais dois jogos entram nessa lista, a vitória sobre o Boca Juniors, pela Libertadores de 2019 por 3 x 0 ainda na fase de grupos, a partida é marcante pelo show de bola apresentado pela equipe. E por último e não menos importante, o triunfo sobre o Coritiba, no Campeonato Brasileiro de 1996, que ficou marcado pela comemoração do atacante Oséas.

Veja as 5 maiores vitórias da história do
br

Athletico Paranaense

5º- Athletico-PR 1  x 0 Coritiba (Campeonato Brasileiro 1996)

No dia 22 de setembro de 1996 na Arena da Baixada, as equipes entraram em campo pelo Campeonato Brasileiro do mesmo ano. As duas equipes haviam conseguido o acesso à primeira divisão no ano anterior e com os clubes em alta no cenário nacional se enfrentaram e a vitória veio nos minutos finais com gol de Oséas.

O jogo ficou marcado por muitas chances desperdiçadas pelo Furacão e ao longo do jogo a torcida do Coxa começou a gritar o nome do atacante rubro-negro de forma irônica. Já nos minutos finais, o atacante faz de biquinho no canto do goleiro adversário o gol que definiu o jogo.

Destaque também para a comemoração de Oséas, que escalou o alambrado para comemorar junto com sua torcida que foi a loucura, com o gol, com a comemoração e com a vitória sobre o maior rival. O atacante acabou foi chamado de Homem-Aranha depois dessa comemoração.

4º- Athletico-PR 3 x 0 Boca Juniors (Libertadores 2019)

No dia dois de abril de 2019 na Arena da Baixada, as equipes entraram em campo pela fase de grupos da Libertadores do mesmo ano. A partida ficou marcada pela excelente atuação do Furacão que passou por cima do adversário com um 3 x 0 inapelável, três gols do argentino Marco Ruben.

As duas equipes se classificaram no grupo G da competição e se enfrentaram nas oitavas de final do torneio com o time argentino se classificando às quartas de final. Voltando ao jogo, a grande atuação da partida ficou a cargo no atacante Marco Ruben que fez os três gols do jogo.

Essa partida apesar de não ser decisiva e não ter dado um título ao clube, é considerada por muitos a melhor atuação da equipe na história. Além disso, é uma partida contra um dos gigantes da América do Sul e ficou marcada na memória dos torcedores rubro-negros.

3°- Athletico-PR 1 x 1 Junior-COL (4 x 3 nos pênaltis) (Copa Sul-Americana 2018)

No dia 12 de dezembro de 2018 na Arena da Baixada, as equipes entraram em campo pelo segundo jogo da final da Copa Sul-Americana. Depois do empate por 1 x 1 na Colômbia, o jogo no Brasil também terminou empatado com o mesmo placar e foi para os pênaltis, sendo vencido por 4 x 3 pelo time brasileiro.

Os gols do jogo foram marcados por Pablo para o Furacão e Téo Gutierrez para o Junior Barranquila, depois nos pênaltis Jonathan, Rafael Veiga, Bérgson e Thiago Heleno fizeram suas cobranças e pelo lado dos colombianos, o responsável por desperdiçar a cobrança mais importante foi o mesmo Téo Gutierrez.

Triunfo nos pênaltis que deu ao clube paranaense o seu primeiro título continental de sua história, de forma emocionante e em casa, com o apoio de sua torcida. A equipe brasileira tinha uma excelente equipe e era treinada por Tiago Nunes que marcou época com esse título e o da Copa do Brasil no ano seguinte.

2°- Athletico-PR 4 x 2 São Caetano (Brasileirão Série A 2001)

No dia 16 de dezembro de 2001 na Arena da Baixada, as equipes entraram em campo pelo primeiro jogo da final do Brasileirão Série A do mesmo ano. Após sair na frente, o Athletico-PR viu o São Caetano virar o placar e depois conseguiu outra virada para definir o placar de 4 x 2 e a vantagem para o jogo de volta.

Os gols da partida foram marcados por Ilan e Alex Mineiro (3) para o Furacão e Mancini e Marcos Paulo para o Azulão. Os três gols de Alex Mineiro foram fundamentais para a equipe paranaense e esse fato deixou o nome do artilheiro marcado na história do clube que conquistava ali seu maior título até aquele momento.

As duas equipes tinham grandes nomes do futebol brasileiro na época, pelo Rubro-Negro Paranaense estavam em campo: Rogério Corrêa, Gustavo, Alessandro, Cocito, Adriano Gabiru, Kléberson, Ilan e Alex Mineiro sob o comando de Geninho.  Enquanto pelo Azulão estavam: Sílvio Luiz, Mancini, Adãozinho, Magrão, Esquerdinha, Anaílson e Müller, todos sob o comando do icônico Jair Picerni.

1°- Internacional 1 x 2 Athletico-PR (Copa do Brasil 2019)

No dia 18 de setembro de 2019 no Estádio Beira-Rio, as equipes entraram em campo pelo segundo jogo da final da Copa do Brasil do mesmo ano. Após vitória do Furacão no jogo de ida por 1 x 0, o segundo jogo se encaminhava para o empate, até Marcelo Cirino fazer uma linda jogada e cruzar para Rony desempatar.

O jogo terminou 2 x 1 e teve gols de Nico López para o Colorado e Léo Cittadini e Rony para o Furacão. O resultado deu ao clube do Paraná seu primeiro título da Copa do Brasil e colocou a equipe marcada como uma das maiores do futebol nacional nos últimos anos.

A equipe contava com Santos, Khellven, Léo Pereira, Marcio Azevedo, Wellington, Bruno Guimarães, Léo Cittadini, Nikão, Rony e Marco Ruben, além de Marcelo Cirino e Lucho González que nessa partida saíram do banco de reservas para ajudar o time. O técnico era Tiago Nunes, que entrou para a história do clube após mais essa conquista.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]