O Cuiabá é uma jovem equipe do futebol brasileiro, fundada em 2001. Em sua breve história a equipe já conseguiu algumas vitórias marcantes, citaremos aqui as cinco maiores vitórias do Dourado. A segunda partida da final da Copa Verde de 2015 foi épica para os torcedores e para o clube.
A partida que ficou conhecida como o “Milagre do Pantanal” terminou 5 x 1 para o Auriverde da Baixada, depois de ter perdido o jogo de ida por 4 x 1 para o Remo em Belém. Essa vitória é a maior da breve história do clube do Mato Grosso.
Outras vitórias entram para o hall de maiores da história do Cuiabá Esporte Clube, como o segundo jogo da final da Copa Verde de 2019 contra o Paysandu, também a partida contra o Paraná pelo Brasileirão Série B de 2020 que definiu o acesso do clube para a primeira divisão.
Mais dois jogos entram nessa lista, a vitória sobre o Barra do Garças, na final do Campeonato Mato Grossense de 2003, partida que marca o primeiro título da história do clube e a vitória sobre o Botafogo na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil no Estádio Nilton Santos, que marca a classificação as quartas de final na melhor campanha da equipe nesse torneio.
Veja as 5 maiores vitórias da história do
Cuiaba
Cuiaba
5º- Botafogo 0 x 1 Cuiabá (Copa do Brasil 2020)
No dia 27 de outubro de 2020 no Estádio Nilton Santos, as equipes entraram em campo pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil do mesmo ano. A partida terminou 1 x 0 para os visitantes que segurariam o empate no jogo de volta para garantir a classificação.
O gol do jogo foi marcado por Matheus Barbosa que acabou garantindo a classificação da equipe para as quartas de final do torneio, que é até hoje a melhor campanha do Dourado na competição nacional. A equipe acabou eliminada na fase seguinte para o Grêmio que chegaria até a final.
4º- Cuiabá 3 x 2 Barra do Garças (Campeonato Mato Grossense 2003)
No dia 25 de maio de 2003 no Estádio Verdão, as equipes entraram em campo pelo segundo jogo da final do Campeonato Mato Grossense daquele ano. A partida terminou 3 x 2 para o Cuiabá após empate por 1 x 1 na primeira partida, com os placares o Dourado garantiu o primeiro título de sua história.
Os gols da partida foram marcados por Ronaldo Paulista, Clebinho e Maurício para o Auriverde da Baixada e Duduzinho e Deilton para o Barra do Garças. O Cuiabá terminou o primeiro tempo perdendo por 2 x 1 mas de virada conquistou o primeiro título de sua história com menos de dois anos de existência.
O time era comandado pelo técnico Oscar Conrado e na campanha do seu primeiro título jogou 16 partidas, tendo vencido dez, empatado três e perdido três. Marcou 33 gols e sofreu 21 tentos, o artilheiro da equipe na competição foi Buiú com nove gols.
3°- Paraná 0 x 2 Cuiabá (Brasileirão Série B 2020)
No dia 19 de janeiro de 2021 no Estádio Durival de Britto em Curitiba, as equipes entraram em campo pela 36ª rodada do Brasileirão Série B do ano anterior. A vitória por 2 x 0 do Cuiabá sobre o Paraná marca o acesso do clube para a primeira divisão do futebol nacional.
Os gols da partida foram marcados por Elvis e Yago foram a última vitória da equipe antes da confirmação do acesso à primeira divisão. O que aconteceu foi que na rodada seguinte mesmo sem entrar em campo, a equipe se beneficiou de outros resultados e teve a vaga garantida.
A campanha do acesso consistiu em 17 vitórias, dez empates e 11 derrotas com 48 gols marcados e 40 gols sofridos. João Carlos, Anderson Conceição, Elvis, Matheus Barbosa, Rafael Gava e Jenison eram alguns dos principais nomes da equipe que levou o clube ao Brasileirão Série A.
2°- Paysandu 0 x 1 Cuiabá (4 x 5 nos pênaltis) (Copa Verde 2019)
No dia 20 de novembro de 2019 no Estádio Mangueirão em Belém, as equipes entraram em campo pelo jogo de volta da final da Copa Verde de 2019. Após a vitória por 1 x 0 no jogo de ida para o Paysandu fora de casa, a festa da torcida foi armada para o jogo de volta, mas o Cuiabayern estragou a festa do Papão.
No segundo jogo, vitória por 1 x 0 do Cuiabá levou a partida para os pênaltis, o gol do jogo foi marcado por Paulinho no apagar das luzes. Aos 49 minutos do segundo tempo, cobrança de falta e o jogador desviou de cabeça na entrada da área para fazer o gol que levou o jogo para os pênaltis.
Nas cobranças de pênaltis Ednei desperdiçou para os visitantes e o Papão da Curuzu ficou na frente até os 4 x 4 quando Caíque Oliveira foi pra bola, em um estilo diferente foi andando pra bola, parou e chutou pra fora. Nas alternadas Felipe Marques marcou para o Dourado e Nicolas chutou no travessão, decretando o bicampeonato da Copa Verde para o clube do Mato Grosso.
1°- Cuiabá 5 x 1 Remo (Copa Verde 2015)
No dia sete de maio de 2015 na Arena Pantanal, as equipes entraram em campo pelo segundo jogo da final da Copa Verde daquele ano. Após o primeiro jogo, o time do Cuiabá tinha uma missão muito difícil, já que perderam em Belém para o Remo por 4 x 1.
Mas a segunda partida dessa final ficou conhecida como o “Milagre do Pantanal“, já que a equipe conseguiu a virada que pouco era esperada. Um inapelável 5 x 1 pra cima do Leão Azul que garantiu o título na página mais épica e mais bonita da breve história do Dourado.
Os gols da partida foram marcados por Raphael Luz (3) e Nino Guerreiro (2) para o Auriverde da Baixada, enquanto o gol do Clube de Periçá foi marcado por Val Barreto. Esse é o maior título da história do clube que conquistaria a Copa Verde pela segunda vez em 2019 contra o Paysandu, mas essa é a maior vitória da história do Cuiabá.