As 5 maiores vitórias da história do Fluminense

O Fluminense tem grandes vitórias em sua história, vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Tricolor Carioca.

O Fluminense tem grandes vitórias em sua história, vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Tricolor Carioca. A final do Campeonato Carioca de 1995, com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho é até hoje a maior vitória da história do Flu. Triunfo aconteceu no ano do centenário do rival Flamengo e teve contornos dramáticos, como expulsões e o gol da forma que foi, já na reta final da partida.

Outras vitórias entram para o hall de maiores da história do Fluminense Football Club, como a da partida contra o Peñarol na Copa Rio de 1952, também o jogo de volta das quartas de final da Libertadores de 2008, contra o São Paulo.

Mais uma vitória contra o Flamengo em Campeonato Carioca, dessa vez em 1983, outro gol famoso no final da partida, dessa vez foi Assis que guardou e deu o título à Máquina Tricolor. Por último e não menos importante, a partida que sacramentou o título do Campeonato Brasileiro de 2012, contra o Palmeiras em Presidente Prudente.

Veja as 5 maiores vitórias da história do
br

Fluminense

5º- Palmeiras 2 x 3 Fluminense (Campeonato Brasileiro 2012)

No dia nove de novembro de 2012, no Estádio Eduardo José Farah em Presidente Prudente, em partida válida pelo Brasileirão Série A daquele ano, o Palmeiras recebeu o Flu em jogo que valeu o título para o time visitante. A partida terminou 3 x 2 para o Tricolor Carioca e teve gols de Barcos e Patrick Vieira para o time mandante e Fred (2) e Maurício Ramos contra.

Fred foi o grande condutor da equipe nessa partida e em todo o campeonato, sendo artilheiro do torneio com 20 gols marcados. Essa partida deu o título ao Flu com três rodadas de antecipação, além disso, esse foi o quarto título brasileiro da equipe e o segundo em três anos.

O comandante da equipe era Abel Braga e contava com alguns nomes importantes da história do clube, entre eles: Diego Cavalieri, Gum, Thiago Neves, Rafael Sóbis e Fred. Já o adversário acabaria rebaixado após essa partida ao empatar com o Flamengo em Volta Redonda.

4º- Fluminense 1 x 0 Flamengo (Campeonato Carioca 1983)

No dia 11 de dezembro de 1983, no Maracanã, as equipes se enfrentaram em partida válida pelo triangular final do Campeonato Carioca daquele ano, que contava ainda com o Bangu. A partida foi decidida já no finalzinho do jogo com um gol de Assis, grande ídolo tricolor.

O Flamengo havia sido campeão brasileiro em maio e a base do time era a mesma, além disso, a base do time tricolor seria campeã brasileira no ano seguinte, contra o Vasco da Gama. No triangular final do torneio estadual, Fluminense e Bangu empataram na estreia e depois aconteceu o clássico, onde o Flu precisava vencer para continuar vivo, o que aconteceu aos 45 minutos da etapa final.

O Fla tinha Raúl, Leandro, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Tita e Claudio Adão, enquanto o Flu tinha Paulo Vítor, Ricardo Gomes, Branco, Assis e Washington. Dois grandes times e com excelentes nomes que marcaram a história do futebol brasileiro. Detalhe é que Zico logo após o torneio nacional se transferiu para a Udinese da Itália e por isso não estava nessa equipe.

3°- Fluminense 3 x 1 São Paulo (Libertadores 2008)

No dia 22 de maio de 2008, no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, as duas equipes entraram em campo em partida válida pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores daquele ano. O São Paulo vivia uma das melhores fases de sua história e tinha uma excelente equipe, enquanto o Flu montou um baita time sonhando com o título continental.

O primeiro jogo deu Soberano, portanto o Tricolor Carioca precisava vencer por dois gols de diferença caso sofresse um gol. Esse gol aconteceu e foi de Adriano Imperador, que estava emprestado ao clube paulista, enquanto do lado carioca os gols foram marcados por Dodô e Washington (2), inclusive o gol da classificação foi do Coração Valente, que marcou de cabeça aos 45 do segundo tempo.

O time do Rio de Janeiro tinha em seu elenco, Thiago Silva, Thiago Neves, Darío Conca, Dodô e Washington, enquanto a equipe de São Paulo contava com Rogério Ceni, Hernanes, Adriano e Dagoberto. Esses são apenas alguns nomes, as duas equipes tinham elencos muito bons e demonstram isso nas duas partidas com dois grandes jogos.

2°- Fluminense 3 x 0 Peñarol (Copa Rio 1952)

No dia 20 de julho de 1952, no Maracanã, em partida válida pela Copa Rio do mesmo ano, o Fluzão atropelou o Peñarol do Uruguai pela 3ª rodada da fase de grupos do torneio. Um 3 x 0 inapelável com dois gols de Marinho e um de Orlando Pingo de Ouro, que inclusive é o terceiro maior artilheiro da história do clube.

Os participantes do torneio foram grandes equipes do futebol mundial à época, Peñarol era o atual campeão uruguaio, o Sporting era o campeão português, o Grasshoppers era o campeão suíço. No outro grupo estavam, Corinthians, campeão paulista, Austria Vienna, vice-campeão austríaco, Libertad, vice-campeão paraguaio e o Saarbrucken que era vice-campeão da Alemanha Ocidental.

Na última rodada do grupo A, o Flu precisava vencer os uruguaios para garantir a classificação e a partida tomou contornos de vingança pela Copa do Mundo de 1950. O que se viu em campo foi uma aula de futebol do time brasileiro, com grande atuação de Didi.

O Fluminense contava com grandes nomes, o já citado Didi, Orlando Pingo de Ouro, Telê Santana, o goleiro Castilho e a dupla de zaga formada por Píndaro e Pinheiro. O Peñarol contava com dois nomes importantes da Seleção Uruguaia campeã do mundo em 1950, Ghigghia e Schiaffino. Nessa partida Obdulio Varela não entrou em campo.

1°- Fluminense 3 x 2 Flamengo (Campeonato Carioca 1995)

No dia 25 de junho de 1995, no Maracanã, a dupla Fla-Flu fazia mais uma final de Campeonato Carioca, o jogo ficou famoso pelo gol da vitória tricolor que ficou conhecido como “gol de barriga”. Em jogada de Aílton ele bate cruzado e Renato Gaúcho coloca pra dentro do jeito que deu, de barriga.

As equipes não eram times cheios de estrelas, o Nense tinha Renato Gaúcho, Ézio, Aílton e Djair, enquanto o Mengo contava com Sávio e Romário na frente e Branco na lateral esquerda. Com o Flamengo tendo a vantagem do empate, o Tricolor Carioca foi pra cima e abriu dois a zero na primeira etapa. No segundo tempo o Rubro-Negro Carioca buscou o empate com Romário e Fabinho.

Foi então, que já na reta final da partida, Ailton recebeu lançamento e sozinho foi pra cima de Charles Guerreiro, driblou pra um lado, driblou pro outro e chutou cruzado e foi ai que aconteceu o gol para história, Renato Gaúcho de barriga empurrou para o fundo das redes, o famoso “gol de barriga” se tornou eterno. Final de jogo Flu 3 x 2 Fla, titulo eternizado em um lance.

Jogo Bônus – Fluminense 4 x 1 Flamengo (Campeonato Carioca 2023)

No dia nove de abril de 2023, o Time de Guerreiros fez uma das maiores partidas da história dos Fla-Flus, no Maracanã, após perder o jogo de ida por 2 x 0, o Flu precisava de dois gols de diferença para levar o jogo para os pênaltis, mas fez ainda mais, um atropelo contra o Fla, noite de gala do Tricolor Carioca que venceu por 4 x 1.

Os gols foram de Cano (2), Marcelo e Aleksander, com Ayrton Lucas descontando já no apagar das luzes. Um baile tricolor  sem contestação e mais uma festa contra o rival em finais. Foi o 33º título carioca do clube.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]