As 5 maiores vitórias da história do Internacional

O Internacional tem em seus 114 anos de história muitas vitórias importantes. Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Colorado.

O Internacional tem em seus 114 anos de história muitas vitórias importantes e é um dos clubes mais vitoriosos do futebol sul-americano. Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Colorado. A vitória na final do Mundial de Clubes da FIFA de 2006 contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Xavi, Iniesta, Deco e companhia e o gol de Adriano Gabiru naquele domingo no Japão levaram o clube a sua maior vitória até hoje.

Outras vitórias entram para o hall de maiores da história do Sport Club Internacional, como a final da Libertadores de 2006 contra o São Paulo, então campeão do mesmo torneio e do Mundial de Clubes da FIFA no ano anterior. Outra vitória importante na história do clube foi a vitória sobre o Cruzeiro na final do Brasileirão Série A em 1975, com o famoso “Gol Iluminado” de Don Elías Figueroa.

Completando a lista temos a triunfo sobre o Palmeiras nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1979, em partida marcante de Falcão, considerada a maior pelo clube. E por fim e não menos importante, uma vitória sobre Grêmio, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, que ficou conhecido como o Gre-Nal do Século.

Veja as 5 maiores vitórias da história do
Internacional

Internacional

5º – Internacional 2 x 1 Grêmio (Campeonato Brasileiro 1988)

No dia 12 de fevereiro de 1989, no Estádio Beira Rio, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 1988, as equipes se enfrentaram no que ficou conhecido como o Gre-Nal do Século. Após o 0 x 0 na primeira partida, a decisão ficou para o segundo jogo que começou com os visitantes na frente, gol de Marcos Vinícius e ainda na primeira etapa os mandantes tiveram Casemiro expulso.

No intervalo, o jovem treinador Abel Braga sacou o volante Leomir e colocou o atacante Diego Aguirre e mesmo com um a menos o Inter virou a partida com dois gols de Nilson. O Colorado contava ainda com Taffarel e Luiz Carlos Winck. Enquanto do lado do Imortal Tricolor, estavam o técnico Rubens Minelli e os jogadores Mazaropi, Bonamigo, Cristóvão e Cuca.

4º – Palmeiras 2 x 3 Internacional (Campeonato Brasileiro 1979)

No dia 13 de dezembro de 1979, no Estádio do Morumbi, as equipes se enfrentaram em partida válida pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Brasileiro de 1979. A partida terminou 3 x 2 para os visitantes e os gols do jogo foram marcados por Baroninho e Jorge Mendonça para o Verdão e Jair e Falcão (2) para o Colorado.

O clube gaúcho que viria a ser campeão invicto naquele ano, chegou a estar duas vezes atrás no placar e com atuação de gala de Paulo Roberto Falcão conseguiu a virada na partida. A atuação do craque é considerada a maior dele com a camisa do Colorado.

As equipes tinham grandes nomes do futebol brasileiro, do lado paulista estavam Jorge Mendonça, Jorginho, Baroninho e Carlos Alberto Seixas, além do jovem Mococa e do treinador Telê Santana. Já pelos gaúchos estavam o técnico Ênio Andrade e os atletas Falcão, Mauro Galvão, Batista e Mário Sergio.

Curiosidade dessa partida é que o Jornal da Tarde estampou a seguinte pergunta no dia do jogo: “Mococa ou Falcão?” Após a atuação de gala do craque gaúcho, no dia seguinte o mesmo jornal se retratou e estampou: “Falcão, é claro“.

3º – Internacional 1 x 0 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro 1975)

No dia 14 de dezembro de 1975, no Estádio Beira Rio, em partida válida pela final do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. O jogo terminou 1 x 0 com gol do zagueiro e ídolo da equipe gaúcha Elias Figueroa, que de cabeça fez o gol do título brasileiro. Detalhe do gol é que um feixe de luz iluminou o atleta no lance e fez com que o gol ficasse famoso como “Gol Iluminado“.

O Inter do técnico Rubens Minelli tinha Manga, Figueroa, Caçapava, Falcão, Paulo César Carpegiani e Valdomiro. Enquanto a Raposa contava com Raúl, Nelinho, Wilson Piazza, Palhinha e Joãozinho, além do técnico Zezé Moreira. Esse título abriu caminho para a hegemonia do clube nos anos 1970 que contou com três títulos brasileiros (1975, 1976, 1979).

2º – São Paulo 1 x 2 Internacional (Libertadores 2006)

No dia nove de agosto de 2006, no Estádio do Morumbi, as equipes entraram em campo na partida válida pelo primeiro jogo da final da Libertadores daquele ano. Em jogo marcado pela maior atuação de Rafael Sóbis com a camisa do clube, o Internacional venceu por 2 x 1 e deixou bem encaminhado o título que seria confirmado na semana seguinte em Porto Alegre.

Os gols do jogo foram de Rafael Sóbis (2) e Edcarlos descontando para o time da casa. O Soberano contava com Rogério Ceni, Júnior, Souza, Mineiro, Josué, Danilo e Ricardo Oliveira. Enquanto o Colorado tinha Clemer, Bolívar, Tinga, Jorge Wagner, Alex, Fernandão e Rafael Sóbis. Os treinadores eram Muricy Ramalho e Abel Braga respectivamente.

1º – Internacional 1 x 0 Barcelona (Mundial de Clubes da FIFA 2006)

No dia 17 de dezembro de 2006, no Estádio Internacional de Yokohama no Japão, as equipes entraram em campo para decidir o Mundial de Clubes da FIFA de 2006. O jogo terminou 1 x 0 para o time brasileiro com gol de Adriano Gabiru, que entrou para história do Colorado.

A equipe do técnico Frank Rijkaard contava com Ronaldinho Gaúcho, Xavi, Iniesta, Deco, Rafael Márquez, Puyol, Victor Valdés e Giuly. Enquanto o clube brasileiro, treinado por Abel Braga, contava com Fernandão, Iarley, Alexandre Pato, Luiz Adriano, Índio, Clemer, Ceará, Edinho, Alex e Adriano Gabiru.

Em uma partida épica na história do clube, os brasileiros seguraram as fortes investidas do Barcelona para se sagrar campeão do mundo. Em um contra-ataque puxado por Iarley e completado para as redes por Adriano Gabiru aos 36 minutos do segundo tempo, o Internacional conquistou o mundo.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]