O São Paulo tem em sua história muitas vitórias importantes e é um dos clubes mais vitoriosos da América do Sul. Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Soberano. A vitória na final do Mundial Interclubes de 1992 contra o Barcelona teve como grande nome o meia Raí, que fez os dois gols da equipe na virada sobre os espanhóis. Essa partida é até hoje a maior vitória do clube.
Outras vitórias entram para o hall de maiores da história do São Paulo Futebol Clube, como a final do Mundial de Clubes da FIFA de 2005 contra o Liverpool com atuação histórica de Rogério Ceni, outra vitória importante na história do clube foi sobre o Milan na final do Mundial Interclubes em 1993, com gols de Palhinha, Toninho Cerezo e Müller.
Completando a lista temos a triunfo nos pênaltis sobre o Guarani na final do Campeonato Brasileiro de 1986, em uma das finais mais emocionantes da história do torneio nacional. E por fim e não menos importante, uma vitória no clássico contra o Corinthians, na final do Campeonato Paulista de 1991, em partida que Raí marcou os três gols da partida.
Conteúdo
- 1 Veja as 5 maiores vitórias da história do
Sao Paulo
- 1.1 5º – São Paulo 3 x 0 Corinthians (Campeonato Paulista 1991)
- 1.2 4º – Guarani 3 (3) x (4) 3 São Paulo (Campeonato Brasileiro 1986)
- 1.3 3º – São Paulo 3 x 2 Milan (Mundial Interclubes 1993)
- 1.4 2º – São Paulo 1 x 0 Liverpool (Mundial de clubes da FIFA 2005)
- 1.5 1º – São Paulo 2 x 1 Barcelona (Mundial Interclubes 1992)
Veja as 5 maiores vitórias da história do
Sao Paulo
Sao Paulo
5º – São Paulo 3 x 0 Corinthians (Campeonato Paulista 1991)
No dia oito de dezembro de 1991, no Morumbi, as equipes se enfrentaram pelo jogo de ida da final do Campeonato Paulista do mesmo ano. O jogo terminou 3 x 0 para o Tricolor Paulista, com os três gols sendo marcados por Raí, deixando a realização da segunda partida como mera formalidade.
Os títulos do estadual e do Campeonato Brasileiro daquele ano, marcam o início de uma das maiores eras vitorias do clube. Após esses títulos, a equipe conquista de forma seguida, duas Libertadores e dois Campeonatos Mundias Interclubes, com Raí sendo o grande nome dessa geração.
O Corinthians contava com Ronaldo no gol, Paulo Sérgio e Dinei no ataque, esse segundo inclusive acabou expulso na partida. Já o Clube da Fé, tinha Zetti, Cafú, Ronaldão, Raí, Macedo e Müller, além do comandante da equipe, Telê Santana.
4º – Guarani 3 (3) x (4) 3 São Paulo (Campeonato Brasileiro 1986)
No dia 25 de fevereiro de 1987, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o Guarani recebia o Tricolor do Morumbi, em partida válida pelo segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro do ano anterior. Depois de um empate na primeira partida, as equipes empataram novamente no tempo normal e depois na prorrogação, levando a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças da marca da cal, o São Paulo conseguiu a vitória por 4 x 3 e garantiu o seu segundo título nacional. O jogo é considerado uma das finais de Campeonato Brasileiro mais emocionantes da história, quem vencesse seria bicampeão, em uma época que o clube de Campinas figurava entre os grandes do Brasil.
O Bugre tinha em sua equipe Ricardo Rocha, Marco Antônio Boiadeiro, Zé Mario, Tite, Evair e João Paulo. Enquanto o Soberano contava com Gilmar, Dario Pereyra, Nelsinho, Silas, Pita, Müller e Careca.
3º – São Paulo 3 x 2 Milan (Mundial Interclubes 1993)
No dia 12 de dezembro de 1993, no Estádio Nacional de Tóquio, as equipes se enfrentaram para disputar a final do Mundial Interclubes daquele ano. O jogo terminou 3 x 2 com o time brasileiro sempre a frente no placar e os italianos buscando o empate duas vezes. Os gols do jogo foram de Palinha, Toninho Cerezo e Müller para o São Paulo e Massaro e Papin para o Milan.
O time brasileiro tinha Zetti, Cafú, Ronaldão, Válber, Doriva, Toninho Cerezo, Leonardo, Palhinha e Müller. Enquanto os italianos contavam com Maldini, Costacurta, Baresi, Desailly, Albertini, Donadoni, Massaro e Papin. Ambas equipes tinha jogadores que marcaram época no futebol mundial antes e depois desse confronto.
Nos bancos de reserva, dois dos maiores treinadores do futebol, o brasileiro Telê Santana, responsável por grandes times brasileiros e Fabio Capello, responsável pela montagem de grandes defesas e títulos importantes na Itália e na Europa.
2º – São Paulo 1 x 0 Liverpool (Mundial de clubes da FIFA 2005)
No dia 18 de dezembro de 2005, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, as equipes se enfrentaram em partida válida pela final do Mundial de Clubes da FIFA do mesmo ano. Em um jogo tenso e que o time brasileiro se defendeu a maior parte do tempo, Rogério Ceni foi o grande nome da partida, em atuação histórica.
A partida terminou 1 x 0, gol do volante Mineiro, após lindo passe de Aloísio. Após o gol aos 27 minutos, só deu Liverpool, que tentou de tudo quanto foi jeito, mas no fim das contas pararam em Rogério Ceni, eleito melhor jogador em campo.
Os ingleses tinham em seu elenco Pepe Reina, Xabi Alonso, Steven Gerrard, Harry Kewell, Luis Garcia e Fernando Morientes. Enquanto os brasileiros contavam com Rogério Ceni, Lugano, Cicinho, Júnior, Mineiro, Josué, Danilo, Amoroso, Aloísio e Grafite. Os comandantes eram Rafa Benítez pelo Liverpool e Paulo Autuori pelo São Paulo.
1º – São Paulo 2 x 1 Barcelona (Mundial Interclubes 1992)
No dia 13 de dezembro de 1992, as equipes se enfrentaram pelo título do Mundial Interclubes do mesmo ano, no Estádio Nacional de Tóquio. O jogo terminou 2 x 1 com gols de Stoichkov para o Barcelona e Raí duas vezes para o Clube da Fé.
A partida começou com o Barça saindo na frente com o gol do jogador búlgaro, depois disso, em boa jogada de Müller, Raí completou para as redes para empatar. Já na reta final do jogo, aos 33 minutos da segunda etapa Raí cobrou falta de forma magistral e deu números finais a partida.
O time catalão contava com Zubizarreta, Koeman, Guardiola, Stoichkov e Michael Laudrup, todos esses sob comando de Johan Cruyff. Já o clube paulista tinha Zetti, Cafú, Ronaldão, Pintado, Toninho Cerezo, Raí, Müller e Palhinha, todos sob o comando de Telê Santana.