O Vasco da Gama tem em sua história muitas vitórias importantes, que lhe renderam títulos e marcas incríveis. Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Gigante da Colina. O terceiro jogo da final da Copa Mercosul de 2000 é até hoje a maior vitória da história vascaína. A partida tem como grande destaque Romário que marcou três vezes numa virada épica.
Outras vitórias entram para o hall de maiores da história do Clube de Regatas Vasco da Gama, como a final do Torneio de Paris de 1957, também a partida contra o Manchester United na fase de grupos do Mundial de Clubes de 2000. Mais dois jogos entram nessa lista, a vitória sobre o São Paulo para conquistar o tricampeonato brasileiro em 1989 e a goleada de 4 x 1 sobre o Flamengo durante o Brasileirão Série A em 1997.
Conteúdo
- 1 Veja as 5 maiores vitórias da história do
Vasco da Gama
- 1.1 5º- Flamengo 1 x 4 Vasco da Gama (Campeonato Brasileiro 1997)
- 1.2 4º- São Paulo 0 x 1 Vasco da Gama (Campeonato Brasileiro 1989)
- 1.3 3°- Vasco da Gama 3 x 1 Manchester United (Mundial de clubes 2000)
- 1.4 2°- Vasco da Gama 4 x 3 Real Madrid (Torneio de Paris 1957)
- 1.5 1°- Vasco da Gama 4 x 3 Palmeiras (Mercosul 2000)
Veja as 5 maiores vitórias da história do
Vasco da Gama
Vasco da Gama
5º- Flamengo 1 x 4 Vasco da Gama (Campeonato Brasileiro 1997)
No dia três de dezembro de 1997, em partida disputada no Maracanã, o Vasco da Gama atropelou o Flamengo com show de Edmundo. A partida foi válida pela segunda fase do Campeonato Brasileiro daquele ano e as duas equipes disputavam vaga na final do torneio. Os gols do jogo foram marcados por Edmundo (3) e Maricá, com Júnior Baiano descontando para Rubro-Negro Carioca.
O Vasco era o time a ser batido desde a primeira fase do torneio, e para se garantir na final de forma antecipada precisava vencer o rival no Clássico dos Milhões. O Cruzmaltino tinha Carlos Germano, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Ramon Menezes, Evair e Edmundo. É a base do time que seria campeão da Libertadores no ano seguinte.
O Gigante da Colina não perdia para o Fla em Campeonatos Brasileiros desde 1992 e manteve a escrita com o passeio de Edmundo e companhia. Naquele ano, o Animal foi um dos melhores jogadores do mundo, desfilou um belo futebol em gramados brasileiros e levou o clube a mais um título nacional, depois de empatar os dois jogos com o Palmeiras nas finais (a equipe tinha a vantagem).
4º- São Paulo 0 x 1 Vasco da Gama (Campeonato Brasileiro 1989)
No dia 16 de dezembro de 1989, no Estádio do Morumbi, o Vasco da Gama vencia o São Paulo por 1 x 0, gol de Sorato e conquistava o seu terceiro título de Campeonato Brasileiro. A equipe carioca contava com grandes nomes do futebol brasileiro, o goleiro Acácio, o lateral Luis Carlos Winck, os meias Mazinho, Zé do Carmo e Marco Antônio Boiadeiro.
Além esses, ainda tinha mais três peças importantes, Bebeto, que foi campeão do mundo em 1994 com a Seleção Brasileira, ao lado de Mazinho que também fazia parte do time, Sorato, autor do gol na final e ídolo do clube e Bismarck, excelente meia-atacante que fez história no próprio Vasco da Gama e depois no Japão.
O Vasco por ter melhor campanha se vencesse a primeira partida não precisaria de mais nenhum jogo para comemorar o título. E assim foi, gol de Sorato aos cinco minutos do segundo tempo e nada mais, vitória sobre o São Paulo de Raí, Ricardo Rocha e Bobô, que era campeão pelo Bahia no ano anterior.
3°- Vasco da Gama 3 x 1 Manchester United (Mundial de clubes 2000)
No dia oito de Janeiro de 2000, no Maracanã, em partida válida pela fase de grupos do Mundial de Clubes da FIFA, o primeiro organizado pela instituição, o Vasco vencia o Manchester United por 3 x 1. Os gols do clube brasileiro foram dos dois craques, Romário (2) e Edmundo, com Nicky Butt descontando para os ingleses.
Os dois times eram excelentes, os britânicos, comandados por um dos maiores técnicos da história do futebol, Alex Fergunson contava com jogadores do calibre de Ryan Giggs, Dwight Yorke, Andy Cole, Teddy Sheringham, Roy Keane e David Beckham (que não jogou essa partida por estar suspenso).
Do lado tupiniquim, o técnico era Antônio Lopes, o Delegado, que contava com Romário e Edmundo na frente, Felipe, Juninho Pernambucano e Ramon Menezes no meio e na defesa tinha Mauro Galvão e Junior Baiano, além de Carlos Germano e Helton para o gol.
Em duas falhas muito parecidas de Gary Neville, Romário fez os dois primeiros gols do jogo, antes do fim do primeiro tempo, Edmundo faz um golaço e determina o 3 x 0. No finalzinho do jogo Nicky Butt completou o placar depois de jogada ensaiada. O jogo teve dois tempos distintos, o primeiro, um atropelo Cruzmaltino e o segundo os Red Devils um pouco melhores em campo.
2°- Vasco da Gama 4 x 3 Real Madrid (Torneio de Paris 1957)
No dia 14 de junho de 1957, em partida disputada no Estádio Parque dos Príncipes em Paris, Vasco da Gama e Real Madrid se enfrentaram pela final do Torneio de Paris de 1957. O torneio foi o primeiro e reunir dois clubes campeões continentais em uma final, antes da criação do Mundial Interclubes, torneio que é o predecessor do Mundial de Clubes da FIFA.
A partida terminou 4 x 3 para o time brasileiro que conquistou o título do torneio. Os gols da partida foram marcados por Valter Marciano, Livinho, Sabará e Vavá para os brasileiros e Di Stéfano, Mateos e Kopa para os espanhóis. Os Blancos eram os atuais bicampeões da Liga dos Campeões da Europa.
O Vasco da Gama contava com grandes nomes como Orlando, zagueiro campeão do mundo em 1958 com a Seleção Brasileira, Sabará que ficou 12 anos no clube, Pinga que é até hoje o quarto maior artilheiro da história do clube, Vavá que é um dos maiores centroavantes que o Brasil já produziu, bicampeão do mundo em 1958 e 1962. Além de Valter Marciano, grande destaque dessa partida marcando um gol.
Do outro lado, uma equipe que contava com um dos maiores jogadores de todos os tempos, Alfredo Di Stéfano marcou época no Real Madrid. Além dele Raymond Kopa, francês era excelente jogador e também Francisco Gento, espanhol que é um dos maiores ídolos da história do clube.
1°- Vasco da Gama 4 x 3 Palmeiras (Mercosul 2000)
No dia 20 de dezembro de 2000, no Estádio Parque Antártica, o Palmeiras recebia o Vasco da Gama no terceiro jogo da final da Copa Mercosul daquele ano. Após vitória carioca na primeira partida, os paulistas venceram o segundo jogo e forçaram o terceiro. O placar final Palmeiras 3 x 4 Vasco da Gama e um desenrolar da partida épico.
Os gols da partida foram marcados por Arce, Magrão e Tuta para os mandantes, com todos os gols no primeiro tempo e na segunda etapa, quatro gols vascaínos, Romário, sempre ele, três vezes e Juninho Paulista. O clube carioca ainda perdia por 3 x 2 quando Júnior Baiano foi expulso.
Romário foi o grande nome dessa vitória, fez dois de pênalti, participou do terceiro gol (errando o chute que sobra pra Juninho empatar) e fez o último a seu estilo, com a bola “procurando” o Baixinho dentro da área, virada épica com o quarto gol saindo aos 48 minutos do segundo tempo, um dos maiores jogos entre times brasileiros da história.