Colecionando polêmicas ao longo das últimas rodadas, a arbitragem brasileira vem gerando discussões nos últimos dias, principalmente por conta das decisões dentro de campo na Série A. Com total aval da comissão de arbitragem da CBF, algumas decisões tomadas pelos árbitros foram criticadas pelos clubes, que consideram que alguns erros acabam se repetindo e prejudicam determinadas equipes.
Na última rodada, no duelo entre Vasco e Palmeiras, os cariocas reclamaram, inclusive, com post nas redes sociais, sobre a anulação do gol de Paulinho. A decisão do árbitro foi debatida por Wilson Seneme, chefe de arbitragem da CBF, que explicou os motivos que levaram a cabine do VAR e o árbitro a anularem o gol, mas a resposta não deixou o Vasco satisfeito. Alias, na Série A da atual temporada, muitos clubes reclamaram que foram prejudicados e alguns torcedores afirmam que determinadas equipes são sempre beneficiadas.
COLOCADA?
O vídeo todo é cômico, pra não dizer outra coisa, mas essa parte aqui me tirou um risinho. O Seneme claramente dá uma colocada em ex-colegas de arbitragem e que atuam como comentaristas. Confere: pic.twitter.com/KzzoiExj5E— Emerson Rocha (@emerson_rocha) August 29, 2023
Clubes da Série A que mais tiveram gols anulados em 2023
A decisão do árbitro de campo ou do VAR de anular um gol sempre gera polêmica. Jogadores e treinadores tentam justificar os motivos para não ser marcado um impedimento ou uma falta e, em alguns casos, lances interpretativos acabam gerando desconforto e uma certa revolta de algumas equipes.
A explicação dos membros da Comissão de arbitragem da CBF é pior que o erro da arbitragem sobre o gol anulado do Vasco . Está explicada a incompetência de determinados árbitros, seus comandantes são piores. Só resta serem demitidos do cargo.
— Arnaldo Cezar Coelho (@CoelhoArnaldoC) August 29, 2023
Na atual edição da Série A, o líder em gols anulados foi o Goiás, que, neste momento, ocupa a 15ª posição do Brasileirão e briga contra o rebaixamento. No total, o clube goiano teve quatro gols marcados que foram anulados. Atrás do Esmeraldino, aparecem Atlético-MG, Fluminense e Palmeiras, que tiveram três gols anulados cada, até o momento.
Bragantino, Internacional e Cuiabá, aparecem nas últimas posições. Ambos não tiveram nenhum gol marcado que foi anulado. Flamengo e Corinthians, apontados como times que são “beneficiados”, aparecem gol apenas um gol anulado até o momento na Série A.
Algumas equipes lideram em gols anulados dos seus adversários
Outro ponto interessante é que o uso do VAR foi usado para anular os gols sofridos por determinadas equipes ao longo das partidas do Brasileirão desta temporada. No total, cinco times sofreram três bolas nas redes que foram anuladas. Bahia, Botafogo, Corinthians, Goiás e Grêmio até contaram com o ajuste do VAR para anular gols dos adversários.
Número é bastante parelho
É preciso destacar que, apesar de algumas equipes liderarem em determinados quesitos, como em gols anulados a seu favor, a diferença é bem pequena entre as demais. Até o momento, nenhuma equipe parece estar sendo beneficiada por decisões da arbitragem.