Uma negociação que se estendia há vários meses, em 2022, chegou ao fim na noite desta terça-feira (20). Isso porque Group City e o Bahia entraram em um acordo, tanto que o clube baiano já convocou os conselheiros para debater a proposta e acertar os últimos detalhes.
Com o intuito de ampliar sua base de atuação e consequentemente, o poder no futebol mundial, o Group City avaliou diversas opções de mercado, colheu informações. Entretanto, aproveitando o momento propício no país, após a liberação para que os clubes sejam comprados por empresas nacionais e internacionais, sabiamente escolheu um time brasileiro com potencial para investir.
Assim, estreará em um vasto mercado de futebol, no país com grande tradição no esporte e em revelar jovens atletas, além de ser o único penta campeão mundial. Dessa forma, o Tricolor baiano será o quarto time brasileiro como SAF, os outros são Cruzeiro, Botafogo e Vasco.
A princípio, o objetivo principal do grupo bilionário no Brasil é beber da fonte do futebol moleque e cheio de dribles, ou seja, investir no amadurecimento de jovens talentos, afim de futuramente vendê-los, dando prioridade, óbvio, ao Manchester City.
Fundado em 2013, o grupo proprietário do atual vice-líder da Premier League, Manchester City, firmando a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) junto ao Bahia, chegará ao 12° clube sob seu controle.
Manchester City é o mundo
Em suma, além de ter 100% das ações dos Citizens, o Group City tem um conglomerado formado por New York City (80%), dos EUA, o Melbourne City (100%), da Austrália, o Yokohama F. Marinos (20%), do Japão, Palermo (80%) e Girona (47%), da Itália. Ao passo que na América do Sul, tem o Montevideo City Torque (100%), do Uruguai e o Club Bolívar, da Bolívia, e agora o Bahia com uma porcentagem estimada em 90%. Fora esses citados acima, o grupo administra outros oito clubes na Àsia e América central.
Atualmente, o Bahia está na 3ª posição da tabela de classificação da Série B do Brasileirão, com 51 pontos e só depende de si para subir à elite do Brasileiro. Em resumo, o clube tende a ser um dos grandes da primeira divisão em 2023.
Foto: Reprodução/Maurícia da Matta