Como já se sabe, após a Copa do Mundo, independente do resultado, Tite deixará o comando técnico da Seleção Brasileira. Com isso, muitos nomes começam a ser especulados, com o de Abel Ferreira, atual campeão do Brasileirão, ou de Dorival Jr. também campeão com o Flamengo da Libertadores e Copa do Brasil.
Porém, nesta terça-feira (15), feriado, em live do fantasy game Cartola, Caio Ribeiro trouxe um novo nome. Durante a live, o comentarista do Globo afirmou que quem assumirá a Seleção Brasileira será Mano Menezes. Caio ainda acrescentou que o Andrés Sanchez também será o novo diretor da CBF. Confira:
Não é nem só opinião, é informação. Quer que eu fale quem vai ser o próximo treinador da seleção brasileira? Mano Menezes. Me cobre daqui a pouco. Mano Menezes será o próximo treinador brasileiro numa dobradinha com Andrés Sanchez, que será o próximo diretor da seleção brasileira. Daqui a dois meses vocês falam se eu estou errado ou não.
Caio Ribeiro ainda reiterou que os dois – Mano e Andrés – já foram comunicados da vontade da CBF, afirmando ser uma informação e não opinião ou vontade dele. O comentarista ainda colocou que até fechar o contrato “tem um chão”, mas Mano seria a “bola da vez” para o cargo.
Após a repercussão, A CBF negou a informação, bem como o atual técnico do Internacional. Mais um a negar a informação, foi o próprio Andrés Sanchez, em suas redes sociais. Veja o que disse a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira:
O presidente da CBF Ednaldo Rodrigues afirma que a informação não procede, e que não tratou da sucessão de Tite com ninguém, nem dentro e nem fora da CBF. O presidente da CBF afirma ainda que já repetiu diversas vezes que só vai tratar do assunto após o fim da Copa do Mundo do Catar.
A assessoria de imprensa de Mano Menezes afirmou que o treinador sequer foi procurado e que não fará um posicionamento oficial, pois não fala sobre especulações. Mano Menezes faria sua segunda passagem pela seleção, a primeira foi após a Copa de 2010 e durou até 2012.
Após 2012, Mano não treinou mais nenhuma seleção, mas comandou vários clubes: Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Shandong Luneng-CHI, Cruzeiro, Palmeiras, Bahia e Al-Nassr-EAU e agora o Internacional. Pelo Inter, conquistou o vice-campeonato no Brasileirão na última temporada, em ótimo trabalho.
Mano Menezes pela Seleção Brasileira
Em sua primeira passagem pela Seleção, o treinador não conquistou títulos. Em 2011 foi até às quartas de final da Copa América, caindo para o Paraguai, depois, em 2012, conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres.
Os números de mano por nossa Seleção apontam 39 jogos, sendo 33 pela seleção principal e seis pela seleção olímpica. Nesses jogos, foram 26 vitórias, seis empates e apenas sete derrotas. Sob seu comando, o Brasil marcou 82 vezes e sofreu 32 gols, saldo positivo de 50 gols.
Quando saiu, em 2012, Mano não perdia há sete jogos pela seleção principal. O treinador não resistiu à pressão de perder a final das Olimpíadas para o México e acabou sendo sacado do cargo.
Enfim, Caio Ribeiro foi firme em suas palavras e disse que poderiam cobrá-lo daqui a dois meses. Por outro lado, a CBF, Mano Menezes e Andrés Sanchez negam veementemente o que foi dito pelo comentarista da Globo. Após a Copa do Mundo saberemos quem estava correto.