O treinador do Internacional, Mano Menezes, colocou uma das maiores rivalidades do país de lado pensando na logística de deslocamento dos clubes gaúchos durante a temporada. Para o treinador, os clubes poderiam pensar em uma melhor forma para as grandes distâncias que os clubes precisam percorrer para disputa de jogos como visitantes, principalmente no Brasileirão.
Em entrevista à RBS, Mano Menezes propôs que Internacional e Grêmio se unissem e comprassem um avião. Para ele, adquirindo uma aeronave, os dois clubes reduzem custos de viagens, além de reduzir o tempo de deslocamento, já que um voo fretado permite que seja direto ao destino. Confira o que disse Mano:
“Se um dia for dirigente, sentarei com os dois mandatários dos grandes clubes e sugerirei comprar um avião. Desde que o estádio em Milão é usado por dois clubes, descobrimos que é possível“.
Na visão de Mano Menezes, a eficiência no deslocamento é um dos pontos importantes para vencer competições. O treinador, inclusive disse, que reduzindo o tempo e melhorando as condições de viagens, seria possível um melhor rendimento dos jogadores contratados pelos clubes. Por isso, ele aponta a solução, onde seria possível até mesmo as duas delegações ocuparem o mesmo voo em determinado momento da temporada. Veja a fala dele sobre os voos privados:
“Poderíamos chegar a isso, tal a importância do deslocamento. Dar condição a quem é contratado de render o máximo. Temos parte do orçamento destinado para jogos onde se precisará usar voos privados“.
Mano Menezes quer união da dupla Grenal
Assim como a maioria das rivalidades do país, a relação entre Grêmio e Internacional costuma ter altos e baixos. Recentemente, após torcedores do Colorado atirarem pedras no ônibus do rival e o jogador Villasanti ter se ferido, as reuniões entre os clubes esteve balançada. Entretanto, o Tricolor agora tem um novo presidente, Alberto Guerra, que pode tentar melhorar as conversas com o presidente do Inter, Alessandro Barcellos.
A sugestão de Mano Menezes depende, primeiramente, dessa boa relação entre as diretorias. Porém, e válida, já que os clubes do sul do país estão entre os maiores deslocamentos da Série A, para cumprir seus compromissos no Campeonato Brasileiro, bem como na Copa do Brasil. Para o Inter, em 2023 ainda tem a Libertadores, com viagens internacionais, que podem se combinar com algumas outras para locais distantes do Rio Grande do Sul.
O primeiro Grenal do ano está marcado somente para o dia 4 de março na Arena do Grêmio. Até lá, os clubes estão com relações “adormecidas” e a sugestão do treinador Colorado, que também já treinou o Imortal, segue longe de ser atendida, talvez somente quando ele, de fato, se tornar dirigente de um dos clubes.