Marrocos é a primeira seleção ‘africana e árabe ‘ a avançar para semifinal da Copa do Mundo

Pela primeira vez na história das Copas que o continente africano tem um representante em uma semifinal do torneio. A seleção de Marrocos fez história ao derrotar Portugal no último sábado (10) e garantir a vaga para as semis da Copa do Mundo do Catar.

A equipe marroquina enfrenta a França nesta quarta-feira (14), às 16h, horário de Brasília, no Al Bayt Stadium. O vencedor encara a Argentina de Lionel Messi na decisão pelo título do Mundial.

Marrocos primeira seleção africana em uma semifinal de Copa

Antes disso, a melhor campanha de uma seleção africana tinha sido de Camarões, que chegou nas quartas de final em 1990, na Copa da Itália. Do mesmo modo, Senegal repetiu o desempenho em 2002, no Japão/Coreia do Sul e Gana em 2010, na Copa do Mundo na África do Sul.

Nesta edição, fora Marrocos que passou para a fase mata-mata, Senegal chegou até as oitavas de final, mas caiu para a Inglaterra por 3 x 0. Os demais, Tunísia, Camarões e Gana não passaram da primeira fase.

Já a seleção marroquina venceu a Espanha nas oitavas de final nos pênaltis. Após empatar em 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação, os espanhóis perderam de 3 x 0 para Marrocos nas penalidades.

Do mesmo modo, nas quartas de final, os africanos superaram a equipe de Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, onde fizeram um gol ainda no primeiro tempo e conseguiram impedir dos portugueses balançarem as redes do gol de Yassine Bounou. Sendo assim, garantiram a vaga para a semifinal da Copa do Catar.

Desse modo, a equipe de Morrocos apresentou a melhor campanha de uma equipe africana e árabe em uma Copa do Mundo. Agora, os marroquinos têm mais um duelo difícil contra um europeu, precisam superar a atual campeã da competição, a seleção francesa. 

Técnico do Marrocos destaca força e foco da seleção

Além da seleção de Marrocos deixar sua marca na Copa do Mundo e no futebol, o técnico Walid Regragui também será lembrado por ser aquele que ajudou uma equipe africana a desempenhar a melhor campanha de toda a história do Mundial.

Desse modo, o treinador marroquino destacou que a ambição ainda não acabou e que o próximo objetivo é chegar na final.

Quando você chega à semifinal da Copa e não está faminto, há algum problema. O melhor time dessa Copa foi eliminado, o Brasil. Somos um time ambicioso, estamos famintos – disse.

Contudo, Walid disse saber que a sua equipe não é a favorita diante dos atuais campeões da competição, mas que ainda tem chance de fazer mais história nessa Copa.

Estamos confiantes, queremos reescrever os livros de história e colocar a África no topo do mundo. Não somos os favoritos, pode me chamar de louco, tudo bem, mas um pouco de loucura é bom – completou.

 

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]