A principal surpresa positiva dessa Copa do Mundo do Catar foi a seleção de Marrocos, onde se tornou a primeira equipe africana a ficar em quarto lugar em um Mundial. Além disso, ganhou o carinho de vários torcedores pelo mundo inteiro pelo grande feito.
Assim, Pelé, o Rei do Futebol, campeão de três Copas do Mundo, fez questão de enaltecer a campanha marroquina na competição, além de parabenizar Lionel Messi pela conquista e Mbappé pelo hat-trick marcado em uma final.
“Hoje o futebol continuou a narrar a sua história, como sempre, de forma apaixonante. Messia vencendo sua primeira Copa do Mundo, como era merecido por sua trajetória. Meu querido amigo, Mbappé marcando quatro gols em uma final. Que presente foi assistir a este espetáculo ao futuro do nosso esporte. E não poderia deixar de parabenizar ao Marrocos, pela campanha incrível. É muito bom ver a África brilhar. Parabéns, Argentina! Certamente Diego está sorrindo agora.” – publicou Pelé em suas redes sociais.
Marrocos é a primeira seleção ‘africana e árabe ‘ a avançar para semifinal da Copa do Mundo
A melhor campanha de uma seleção africana tinha sido de Camarões, que chegou nas quartas de final em 1990, na Copa da Itália. Do mesmo modo, Senegal repetiu o desempenho em 2002, no Japão/Coreia do Sul e Gana em 2010, na Copa do Mundo na África do Sul.
Nesta edição, fora Marrocos que passou para a fase mata-mata, Senegal chegou até as oitavas de final, mas caiu para a Inglaterra por 3 x 0. Os demais, Tunísia, Camarões e Gana não passaram da primeira fase.
Já a seleção marroquina venceu a Espanha nas oitavas de final nos pênaltis. Após empatar em 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação, os espanhóis perderam de 3 x 0 para Marrocos nas penalidades.
Do mesmo modo, nas quartas de final, os africanos superaram a equipe de Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, onde fizeram um gol ainda no primeiro tempo e conseguiram impedir dos portugueses balançarem as redes do gol de Yassine Bounou. Sendo assim, garantiram a vaga para a semifinal da Copa do Catar, mas não passaram da França.
Na disputa pelo quarto lugar, também não superou a Croácia, perdendo por 2 x 1, e terminando sua campanha na quarta colocação. Desse modo, a equipe de Morrocos apresentou a melhor campanha de uma equipe africana e árabe em toda a história da Copa do Mundo.