Nessa terça-feira (6), Marrocos e Espanha se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A partida precisou de 120 minutos, mais a disputa de pênaltis para definir o vencedor, que se classificou para as quartas de final.
Dessa forma, Marrocos venceu nos pênaltis e confirmou a vaga nas quartas de final pela primeira vez em sua história. Anteriormente, a melhor participação dos marroquinos foi em 1986, quando chegaram até as oitavas de final somente.
Contando com 2022, são seis participações em Copas do Mundo até o momento. A primeira, em 1970, terminou na fase de grupos, bem como em 1994, 1998 e 2018. Ou seja, é a segunda vez que Marrocos chega aos mata-matas e já faz história para o país.
A seleção marroquina voltou a disputar uma copa do mundo apenas na edição passada, na Rússia, em 2018. Antes disso, de 2002 a 2014, eles não conseguiram se classificar para a disputa do torneio, foram 20 anos fora.
Mesmo eliminada na fase de grupos em 2018, Marrocos deixou o recado de que essa seria uma geração histórica. No catar, com nomes consagrados na Europa, confirmou que pode ir mais longe, com foi, buscando a classificação inédita para as quartas.
إلى ربع نهائي المونديال 🤩#DimaMaghrib 🇲🇦 #TeamMorocco #FIFAWorldCup @pumafootball pic.twitter.com/wlyvzV8UfJ
— Équipe du Maroc (@EnMaroc) December 6, 2022
Marrocos está nas quartas de final pela primeira vez
Além da classificação inédita às quartas de final da Copa do Mundo, Marrocos tem mais algumas marcas importantes com esse feito. Por exemplo, será a única seleção que não é sul-americana ou europeia a chegar a esta fase do torneio.
Marrocos é, também, a única seleção africana a chegar às quartas em 2022. Nas oitavas, do continente africano, chegaram apenas a própria seleção marroquina e Senegal, eliminada pela Inglaterra.
Outro feito da seleção de Marrocos ao eliminar a Espanha é que uma seleção africana não chegava às quartas de final desde 2010. Na ocasião, Gana se classificou, mas foi eliminada pelo Uruguai em um jogo histórico.
A última seleção da África a eliminar uma seleção europeia na fase mata-mata, foi Senegal, que mandou a Suécia para casa em 2002, há 20 anos. No Catar, Marrocos deixou os espanhóis pelo caminho, repetindo a história dos senegaleses.
Classificados, com a história feita, Marrocos agora aguarda seu adversário, que sairá do confronto Portugal x Suíça. O herói Bounou e seus companheiros, voltam a campo no próximo sábado (10), a partir das 12h (horário de Brasília), podendo escrever mais um capítulo para o país.