Neste sábado (10), o Marrocos garantiu uma vitória histórica ao vencer Portugal e avançar pela primeira vez para a semifinal da Copa do Mundo. A equipe é o grande exemplo fugindo dos ares e da arte da Champions League, chegando aos quatro melhores países da competição.
A equipe comandada por Walid Regragui é a grande surpresa do mundial, carregando a torcida e esperança do povo africano e árabe, com o objetivo de chegar até a grande final, podendo sonhar com o título inédito da principal competição de futebol do mundo.
Marrocos foge dos ares da Champions League ao conquistar vaga inédita
Os semifinalistas da Copa do Mundo 2022 estão definidos, com alguns candidatos ao título sendo eliminados e novidades entre os quatro melhores da competição. O Marrocos é considerado a grande ‘zebra' da edição no Catar, com um trabalho que merece ser parabenizado.
Os campeonatos na Europa são considerados os melhores do mundo, com as principais equipes e jogadores, além de contratos milionários com publicidades, atletas e recordes de audiência. A Champions League é a grande competição do continente, sendo a obsessão dos times e o objetivo de muitos esportistas.
As seleções que estão na disputa da Copa do Mundo 2022, contam com diversos atletas que pertencem a uma equipe da Europa e, consequentemente disputam a Champions League. Contudo, o Marrocos foge da arte da competição continental na classificação inédita para a semifinal.
O técnico da Seleção Marroquina, Walid Regragui, convocou 26 jogadores para a disputa do mundial no Catar. Na lista, 20 estão em clubes da Europa, mas apenas três disputam a Champions League, sendo os defensores Achraf Hakimi e Noussair Mazraoui, além do atacante Hakim Ziyech.
No demais, a maioria pertence a outros grandes clubes, como Sevilla, Olympique de Marseille, West Ham, Besiktas e Fiorentina, ou times modestos como Queens Park Rangers, Angers, Stade Brestois. Além disso, alguns atletas também pertencem a equipes do Oriente Médio.
#المستحيل_ليس_مغربيا
إلى نصف النهائي 🤩#DimaMaghrib 🇲🇦 #TeamMorocco #FIFAWorldCup @pumafootball pic.twitter.com/pLTeCbNa0x— Équipe du Maroc (@EnMaroc) December 10, 2022
Campanha histórica do Marrocos
Em 21 edições da Copa do Mundo, oito países conseguiram o título, sendo três da América do Sul, com Brasil, Argentina e Uruguai, e cinco da Europa, com Alemanha, Inglaterra, França, Espanha e Itália. No demais, nenhum país fora dos dois continentes chegou até uma final.
A melhor campanha de uma seleção asiática foi em 2002, quando a Coreia do Sul chegou até a semifinal. Enquanto isso, o destaque na América do Norte é os Estados Unidos, que garantiram um 3º lugar em 1930.
O Marrocos entra para o grupo com campanhas históricas e que vai além da polarização da América do Sul e Europa. É a primeira seleção africana a chegar na semifinal e a melhor campanha de um país árabe no mundial.
Recentemente, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, enalteceu a Copa do Mundo 2022, considerando a fase de grupos como a melhor de todos os tempo e dizendo que “não há mais equipes pequena”. O trabalho de Walid Regragui é a prova do equilíbrio da competição no Catar, com uma surpreendente classificação para a semifinal.