O goleiro argentino, Emiliano Martinez é uma figura muito idolatrado para a torcida dos Hermanos. Por outro lado, os adversários, o arqueiro é uma “pedra no sapato”, sempre incomodando seus rivais. Na Copa do Mundo 2022, realizada no Catar, Dibu se tornou fundamental principalmente na disputa por pênaltis, que consagrou a Argentina tricampeã mundial.
How it started How it’s going pic.twitter.com/cK75GytW9j
— Emi Martínez (@emimartinezz1) December 18, 2022
A estratégia de Martinez para abalar os franceses na decisão de pênaltis
Acima de tudo, Martinez foi muito importante para o título mundial dos argentinos. Inclusive, na prorrogação, no último lance de perigo, o goleiro fez um milagre cara a cara com o volante Kolo Mouami, levando a decisão para os pênaltis.
Emiliano nos pênaltis se mostrou gigante, “catimbando” e “entrando na mente” de seus adversários. O Professor da Escola Norueguesa de ciências do esporte e psicólogo do futebol, Geir Jordet explicou como o goleiro fez sua estratégia e ajudou a Argentina se tornar tricampeã da Copa do Mundo.
Argentina is world champion after a penalty shootout master class. At the core of their performance is goalkeeper Emi Martinez' mind games.
Martinez dominated the French penalty takers, forcing two misses.
Here’s a step-by-step description of his tricks in the final. Thread. 1/ pic.twitter.com/iujg2Sk1U0
— Geir Jordet (@GeirJordet) December 19, 2022
Goleiro argentino entra na mente dos jogadores franceses
No começo das penalidades, o goleiro argentino sempre esteve na área que seriam feitas as cobranças. Por outro lado, o arqueiro francês, Hugo Lloris disputava o cara ou coroa. Ao chegar no local, Martinez deu boas-vindas ao que seria sua própria casa, dizendo: “Você está na minha casa agora!”.
Na primeira cobrança, o argentino cumprimenta Hugo e Mbappé. No início, essa estratégia é fazer os jogadores baixarem a guarda, deixando-as mais vulneráveis quando ele for agressivo mais tarde.
Durante as sequencias de cobranças, Martinez tem interrupções e reclamações. Isso ajuda ao goleiro conhecer o estilo do árbitro e saber como reclamar.
Quando foi a vez de Coman, o argentino pressiona um pouco mais forte, obrigando o árbitro a intervir educadamente. Novamente, ele faz com que o árbitro verifique a colocação da bola. Após defender a cobrança, Martinez extravasa na sua comemoração. Pesquisas mostram que comemorações grandes e intensas sinalizam confiança, domínio e superioridade, afetando os companheiros de equipe positivamente e os adversários negativamente.
No pênalti de Tchouaméni, Emiliano sai com a bola, como se fosse dele. Enquanto o árbitro e Tchouaméni esperam, ele não tem pressa enquanto pede mais apoio dos torcedores argentinos a fazerem barulho. Depois, em vez de entregar a bola ao meia, Martinez lança-a para longe, obrigando o adversário a ir buscá-la. O desrespeito é claro e óbvio, além de um sorriso presunçoso para irritar o adversário.
Para evitar qualquer “catimba”, o argentino agarra a bola e entrega para Leandro Paredes, não dando a Lloris nenhuma chance de copiar sua última jogada. Na última cobrança da França, Martinez também irrita o atleta que irá cobrar dizendo “eu observei você, você vai perder“.
Provocações pós título
Após a consagração, Martinez continuou irritando os franceses. Primeiro acabou sendo na premiação de Melhor Goleiro da Copa do Mundo, fazendo um gesto obsceno com o troféu individual.
Emiliano Martinez sobre sua comemoração:
“Fiz isso porque os franceses me vaiaram. Arrogância não funciona comigo.” [@radiolared]
Acho que esse é o cara com mais espírito de argentino que eu já vi pela seleção principal pic.twitter.com/pxTIB681zV
— @soltaram (@paisoltaram) December 19, 2022
Já na argentina, o goleiro pegou de um torcedor, uma boneca com uma máscara de Kyllian Mbappé, com a brincadeira que é feita pela internet “eu sou seu pai”.
Emiliano Martinez est en train de déraper et de manquer cruellement de classe. Au lieu de savourer sa victoire en coupe du monde, la gardien argentin a décidé de parader sur le bus avec une peluche portant la tête de Mbappé. Tout cela juste à côté de Lionel Messi, c’est MINABLE ! pic.twitter.com/brzE5QmiNR
— La Source Parisienne (@lasource75006) December 20, 2022
Foto Destaque: Divulgação / AFA