A emissora Globo anunciou mais um reforço para o time que fará a cobertura dos jogos da Copa do Mundo. Dessa vez, o convidado foi Rafinha, jogador do São Paulo. O Grupo Globo tem os direitos de transmissão do maior campeonato de futebol do mundo e vem reforçando a equipe de comentaristas para as transmissões.
Rafinha, meia do São Paulo, será comentarista da Copa do Mundo
Atualmente, Rafinha joga no São Paulo e será dupla com Paulo Nunes nas transmissões do narrador Gustavo Villani. O meia tem uma grande bagagem que muito provavelmente o fez ser uma das opções da emissora.
Antes de chegar no São Paulo, o paranaense deu início a sua carreira no futebol nos times de base da sua cidade natal. Aos sete anos, entrou no Grêmio e ainda passou por Junior Team e Londrina. Em 2003, foi contratado pelo Coritiba para jogar no profissional, onde ajudou a equipe a se classificar para a Copa Libertadores em 2004 e a conquistar o título do Campeonato Paranaense do mesmo ano.
Do Coritiba para a Europa
Dessa forma, o meia-campista foi negociado em 2005 com o time alemão Schalke 04. Seu contrato durou 4 anos, onde logo no início foi titular e ajudou a equipe a ser vice-campeão do Campeonato Alemão, Bundesliga.
Assim, em 2010 teve uma breve passagem pelo Genoa, já que no ano seguinte, o grande Bayern de Munique contratou o brasileiro. Inicialmente, Rafinha era reserva de Philipp Lahm, com o técnico Jupp Heynckes. Contudo, após a chegada de Pep Guardiola, Lahm assumiu as funções de volante e o ex-jogador do Coritiba se tornou titular na lateral-direita.
Nos Bávaros jogou em 266 partidas em oito anos e ainda foi campeão da Champions League em 2013, mas em 2019, retornou ao futebol brasileiro no Flamengo. Naquele mesmo ano, tornou campeão da Copa Libertadores com o rubro-negro e entrou no grupo seleto de jogadores com Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Cafu, Danilo, Roque Júnior e Dida, por conquistar a Champions League e Libertadores.
Além disso, conquistou também Campeonato Carioca e a Recopa Sul-Americana com a equipe carioca. No entanto, em 2020, foi para o Olympiacos, da Grécia, onde rescindiu contrato em fevereiro de 2021.
Por fim, em março do mesmo ano acertou com o Grêmio, mas em dezembro, o São Paulo acertou com o jogador para jogar a temporada de 2022.
Elenco de peso da Globo para a cobertura da Copa
Além de Rafinha, a Globo ainda fechou com vários nomes importantes do futebol e do entretenimento para fazer parte da grande cobertura da Copa do Mundo, são eles: Zé Roberto, Formiga, Diego Ribas, Roque Jr., Fred, Jojo Todynho, Marcelo Adnet, Kleberson, Hernanes, Tamires, Elano, Luís Castro, D'Alessandro, Cristiane, Aloísio Chulapa, Deborah Seco, Tiago Leifert, Lisca e Thomaz Freitas.
Em suma, o Mundial inicia dia 20 de novembro e a Seleção Brasileira faz sua estreia no dia 24 de novembro contra a Sérvia, às 16h, horário de Brasília.