Aconteceu no último domingo (11), o GP da Itália de Fórmula 1 2022. A corrida foi realizada no lendário Autódromo De Monza, norte do país europeu. Em suma, foi mais uma corrida em que diversos pilotos foram punidos por trocar peças do motor ou até mesmo o motor inteiro (assim como no GP da Bélgica). E também imitando o GP belga, a vitória ficou, mais uma vez, com Max Verstappen, da Red Bull.
Contudo, desta vez, a margem de vitória de Verstappen foi bem pequena. Já que o GP da Itália terminou sob regime de Safety Car, criando um anti-climax terrível. Além disso, Charles Leclerc (Ferrari) terminou a corrida na 2ª posição e George Russell (Mercedes) finalizou o pódio.
Fecharam o top 10, respectivamente: Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes), Sergio Pérez (Red Bull), Lando Norris (McLaren), Pierre Gasly (AlphaTauri), Nyck de Vries (Williams) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo).
Como foi o GP da Itália
Largada
Em suma, os dois pilotos que largaram na 1ª fila (Leclerc e Russell, respectivamente) tiveram boa saídas. O piloto da Mercedes chegou a tentar atacar o monegasco, porém o carro de nº 16 da Ferrari se defendeu bem.
Por outro lado, também na largada, Lando Norris saiu de forma lenta, dando espaço para a ultrapassagens de Ricciardo, Gasly, Alonso e Verstappen sobre o inglês da McLaren. Já para Verstappen, a corrida já se desenhava para ser mais um monólogo. Principalmente, pois o holandês largou na 7ª posição, e no fim da 1ª volta, já ocupava a 4ª posição. No fim da 2ª volta, o atual campeão já era o 3º lugar.
Além disso, diversos pilotos trocaram todo o motor e começaram do fundo do grid. Destes, apenas Carlos Sainz conseguiu uma boa largada, já que ganhou diversas posições. Enquanto Pérez perdeu sua posição para Esteban Ocon (Alpine). Por fim, Hamilton foi quem largou mais de trás por causa de punição (19ª posição) e continuou por lá ao fim da 1ª volta.
Na 4ª volta, Verstappen já ocupava a 2ª posição após ultrapassar George Russell. Já Carlos Sainz continuava enfileirando ultrapassagens.
1º Abandono e VSC
A corrida continuou neste ritmo até a volta 12, quando o motor do carro de Sebastian Vettel abriu o bico, e o carro da Aston Martin perdeu potencia. Vettel foi obrigado a parar o carro e causou o 1º abandono da corrida e o Safety Car Virtual (VSC).
A saber, esta foi a deixa para que a Ferrari chamasse Charles Leclerc para os boxes, afim de trocar pela 1ª vez os pneus. Assim, saiu dos pneus macios para os médios. Porém, apenas o monegasco parou nos boxes. Desta forma, o piloto nº 16 voltou atrás de Verstappen, que assumia a liderança pela 1ª vez.
2º abandono
A corrida continuou desta forma: Com Verstappen em 1º, seguido por Leclerc e Russell. Em suma, Russell parou nos boxes na 23ª volta e a grande expectativa foi para a parada do atual campeão mundial.
Assim, esta parada aconteceu no fim da 25ª volta, e como esperado, o holandês voltou atrás de Leclerc. Porém, com pneus mais novos e um carro mais rápido, era questão de tempo para que Verstappen tirasse a diferença para o monegasco.
Enquanto isso, Carlos Sainz, que já estava em 4º lugar, parava na volta 32. Em suma, o espanhol trocou seus pneus médios pelos macios.. Uma volta depois, Fernando Alonso, que ainda iria parar nos boxes, parou para não voltar mais. Assim foi o fim de corrida do bicampeão do mundo.
Fim da corrida
Leclerc fez sua parada muito cedo. Portanto, o monegasco acabou tendo que voltar aos boxes pela 2ª vez para trocar seus pneus. Isto fez com que Verstappen assumisse mais uma vez a liderança. Porém, Verstappen fez sua parada no momento certo. Então, o holandês não precisaria parar mais.
A diferença ficou grande demais para Leclerc conseguir tirar a vitória de Verstappen. Porém, um fato mudou tudo. Faltando seis voltas para o fim da corrida, Daniel Ricciardo parou o carro num ponto sem escape da pista devido a problemas no mesmo. Safety Car na pista.
Neste momento, parecia que aconteceria um fim de corrida emocionante, com todo o grid junto mais uma vez. E os pilotos se prepararam para isso. Já que, basicamente todos os pilotos foram para os boxes colocar pneus macios.
Contudo, não foi bem assim. O carro de Ricciardo estava num ponto difícil acesso do trator de reboque. Então, o mesmo só chegou faltando duas voltas para o fim. Resultado: A corrida acabou sob regime de Safety Car, já que não deu tempo de liberar a pista. Então, neste anti-climax, teve fim o GP da Itália.
Foto destaque: Divulgação/F1