Presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, disse que conversou com Lionel Messi sobre a possibilidade de jogar uma Taça Libertadores da América. O campeonato sul-americano é o único troféu que fala à sua galeria.
Um dos grandes desafios da carreira do craque argentino era sagrar-se campeão mundial pela seleção nacional. Esse problema terminou quando levantou a Taça Fifa no Catar'22. Um ano antes, Messi também superou outro desafio de sua carreira, ao vencer a seleção brasileira no Maracanã, pela final da Copa América. A Argentina estava há 28 sem comemorar um título internacional.
Mas Messi é da América do Sul. E a Libertadores? O presidente da Conmebol disse à ESPN argentina que o jogador também pode viver o clima da competição e ser um campeão.
“Messi mostrou que a sua carreira é impecável e que no futuro ele ainda pode ganhar mais coisas. Pedi para ele jogar a Libertadores, porque é o único título que ele ainda não tem”.
Alejandro Dominguez (CONMEBOL President): "I told Messi that he has to come play the Libertadores." pic.twitter.com/snzAy4Eymc
— Roy Nemer (@RoyNemer) January 10, 2023
Ganhando uma Libertadores as comparações com Diego Maradona ainda continuariam. Mas numa situação diferente. O líder da seleção bicampeã na Copa do México em 1986 nunca disputou uma libertadores. Quando despontou para o futebol em fins dos anos 1970 os Argentinos Juniores, time que o revelou, não conseguiu superar os rivais Boca Juniors e River Plate.
Recentemente Julian Alvarez teve uma trajetória diferente. Destaque no Catar, o jovem já tem sua Libertadores pelo River Plate em 2018.
Newell's Old Boys: onde tudo começou
Messi é natural de Rosário, cidade de 1 milhão de habitantes, na província de Santa Fé. Lá viveu até os 13 anos quando rumou para o sucesso na Europa. Dois times dividem a cidade em dias de clássico. De um lado o Rosário Central campeão da Copa Conmebol de 1995.
De outro o Newell's Old Boys, onde Messi deu seus primeiros passos na carreira. Em 1994, quando disputou seu primeiro campeonato pelas categorias infantis no clube fez, em 29 partidas, 40 gols.
No twetter, o Newell's destaca sua relação umbilical com o jogador.
If you know this person, can you let him know that somebody found his club membership card on the street after the World Cup celebrations?
He can pick it up from the Estadio Marcelo Bielsa in Rosario.
Thanks. pic.twitter.com/jbXyPHk3Lb
— Newell's Old Boys – English (@Newells_en) December 23, 2022
O rubro-negro de Rosário ainda não tem uma Libertadores. Sonhar e contar com Messi seria uma forma de romper com a ausência desse título para os dois lados.