Sem dúvidas, a maior contratação da era moderna do futebol foi a do craque argentino Lionel Messi junto ao Paris Saint-Germain. Mesmo sem custos de transferência, por não ter renovado seu contrato com o Barcelona, Messi já começa a fazer efeito positivo também no quesito financeiro.
Dono do maior salário do futebol mundial, Messi gerou um grande custo aos cofres do PSG, mas já está trazendo retorno em alguns quesitos, como engajamento nas redes sociais, por exemplo. Mas, foi nas vendas de camisas que Messi já causou impacto.
PSG gera 90 milhões de euros em 24h com Messi; entenda
Em julho de 2018, na chegada de Juventus, o clube italiano vendeu aproximadamente 532 mil camisas oficiais em apenas um dia, e estabeleceu um recorde no assunto. Entretanto, o PSG foi além, e no mesmo período vendeu quase o dobro: cerca de 900 mil camisas oficiais com o nome e número de Messi.
Dado o custo médio de 100 euros de preço por camisa, o PSG gerou aproximadamente 90 milhões de euros (R$552 milhões na cotação atual). Levando em consideração que o clube fica com 10% do preço de cada unidade vendida, o lucro gira em torno de 9 milhões de euros (R$55,22 milhões).
Reportes desde Francia indican que el PSG ha vendido ya 900.000 camisetas con el dorsal 30 de #Messi.
A un promedio de U$D 100 por remera (como mínimo), son 90 millones de ingresos en menos de 24 horas sin siquiera haberse entrenado aún. https://t.co/QI8hiJq8e7— Roberto Martínez (@robertopuntocom) August 11, 2021
Vale lembrar que, de acordo com a imprensa europeia, o PSG, além dos 41 milhões de euros anuais de salário, desembolsou também 40 milhões de euros como premiação pela assinatura de contrato. Com isso, o PSG já arrecadou cerca de 22% deste custo.
Engajamento das redes sociais explode após anúncio
Certamente, com a contratação de Messi, o PSG já previa um engajamento sem precedentes em suas redes sociais. Para isso, foram utilizadas algumas estratégias, como por exemplo, dividir o vídeo do anúncio oficial.
E, o tamanho de Messi pode ser mencionado através do ganho de seguidores nas contas oficiais do PSG. Antes da contratação, o PSG possuia em seu Instagram cerca de 39 milhões de seguidores. Após o anúncio, o PSG saltou para 45,2 milhões de seguidores, com aumento de aproximadamente 11% em apenas 24 horas.
Além de tudo, o primeiro dia de Messi na sua chegada em Paris contou com uma produção cinematográfica de elite, com um vídeo de mais de 9 minutos mostrando os bastidores da chegada, exames médicos e trabalho de mídia. Confira abaixo:
Veja abaixo algumas fotos oficiais:
Já em engajamento, os números são ainda mais surpreendentes. Em apenas 30 minutos após o primeiro post de anúncio, foram outras 289 postagens somadas em todas as redes sociais. Com isso, foram mais de 964 milhões de impressões, algo nunca antes visto.
Em 24 horas, o PSG publicou 290 posts nas redes sociais e registrou 964 milhões de impressões. ?https://t.co/AoeX8Iuq96 pic.twitter.com/LaUVrOkRHj
— MKTEsportivo (@mkt_esportivo) August 12, 2021
Ainda na entrevista coletiva oficial de apresentação de Messi, o presidente e dono do PSG, Nasser Al Khelaifi, afirmou que “o mundo ficará surpreso” com o impacto econômico da contratação de Messi. Resta ver o que teremos de valorização em alguns fatores, como por exemplo o preço dos direitos de transmissão da Ligue One.