Nesta sexta-feira (23) , o Bahia realiza Assembleia para apresentar aos sócios conselheiros a proposta de Sociedade Anômina do Futebol (SAF) construída para o clube. Além disso, a reunião será marcada pela ação de venda do Tricolor ao Grupo City.
Após desembarcar no Brasil na quinta (22), o CEO do City Football Group, Ferran Soriano, foi recebido pelo presidente e vice do Esporte Clube Bahia no aeroporto em Salvador. Após a recepção, a comitiva saiu para acomodar o CEO e acertar detalhes da operação.
Em declaração feita pelos canais oficiais, o presidente do clube Guilherme Bellintani afirmou após a chegada de Soriano: “Tem que fazer as coisas com a calma que a gente vem fazendo (…) é um momento muito importante para o clube, um momento histórico”.
No entanto, o mandatário segue com cautela no discurso. Assim, Bellintani afirma que “é um processo que vai mudar nosso clube definitivamente. Então, temos que fazer com calma, deixar o sócio e a sócia do Bahia bem à vontade, para fazer toda avaliação possível”, disse.
Os valores da aquisição do Bahia pelo Grupo City
Como citamos anteriormente no Minha Torcida, o contrato de aquisição do Bahia pelo Grupo City garante a venda de 90% da SAF do clube nordestino. Pela parcela hegemônica do controle do time tricolor, o conglomerado esportivo pagará 135 milhões de Euros. Ou seja, um montante de quase 700 milhões de Reais.
Além disso, o contrato entre as partes garante que o Grupo City vai arcar com as dívidas contraídas pelo Bahia. Ou seja, a megacorporação irá desembolsar mais 58 milhões de Euros (quase 300 milhões de Reais)para quitar os débitos do Esquadrão.
A assembleia dos conselheiros do Esporte Clube Bahia acontece na noite de hoje, a partir das 19h (horário de Brasília) no plenário do museu do clube, na capital Salvador.
De acordo com o cronograma esboçado para a operação, o Grupo City deve assumir as rédeas do Bahia a partir de 1º de janeiro de 2023; se tornando o grupo gestor efetivo do clube tricolor.
E o Bahia, como vai na Série B?
Além da agenda corporativa entre o Grupo City e os dirigentes do Bahia, o Esquadrão segue com seus compromissos nesta reta final de Brasileirão Série B. Desta forma, o tricolor recebe o Operário no próximo sábado (24) às 18h15 (horário de Brasília) na Fonte Nova.
Foto destaque: Divulgação / Minha Torcida