Minha Torcida explica: como funciona o contrato de calouro na NBA?

Com a estreia do Draft da NBA 2023 às portas, a equipe do Minha Torcida separou algumas informações importantes para explicar como funciona o contrato de calouro na NBA 2023.

Como funciona o contrato de calouro na NBA?

A temporada inicia-se a todo vapor para os novos profissionais do basquete. Afinal, com o fim dos playoffs da NBA, os agentes procuram diversificar e qualificar ainda mais as suas equipes. Com isso os novos meninos de ouro aparecem como opções para os clubes.

O draft, por sua vez, se torna as melhores chances das grandes equipes vislumbrar o que tem de novo no basquete. Em suma, essa modalidade é um dos maiores eventos da temporada. A ideia é que os grandes clubes escolham os melhores atletas para a temporada.

O contrato de novato funciona então para aqueles atletas que nunca jogaram na liga. Então os jogadores recém-formados no ensino médio atuam pelas suas respectivas universidades e se tornam opções para a NBA.

Com isso os atletas selecionados na 1ª fase do Draft recebem contratos de quatro anos com a Liga. Contudo, apenas os anos iniciais estão garantidos, pois a partir do 3° fica a critério da equipe manter ou não o jogador no grupo.

Já na 2ª fase do Draft os agentes podem gerar contratos de um a quatro anos com o restante dos atletas escolhidos.

Leia também

Quanto custa os salários dos novatos da NBA?

Após as escolhas realizadas pelas equipes da NBA, as negociações já ficam a todo vapor. Aliás, o valor contratual vincula-se a duas coisas: 1ª o teto salarial que desde agosto/2022 está em $ 112,414 milhões, cerca de R$ 535,50 milhões, e 2ª a posição ocupada em quadra pelo atleta. Na última definirá o valor a ser pago para o jogador.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]