As homenagens para Pelé rodearam o mundo inteiro. Além de personalidades reverenciarem o Rei do Futebol, também tiveram monumentos e estádios lembrando do maior jogador de futebol que já existiu.
Monumentos e estádios homenageiam Pelé
Foram vários lugares que prestaram homenagem a Pelé, tricampeão mundial da Copa do Mundo com o Brasil.
A começar pelo estádio de Wembley, na Inglaterra, o segundo maior da Europa (fica atrás apenas do Camp Nou, do Barcelona), com capacidade de receber 90.000 espectadores.
Uma das sete maravilhas do mundo também fez sua homenagem ao Rei do Futebol. O Cristo Redentor, que fica localizado no Rio de Janeiro, mudou suas cores para verde e amarelo.
Pelé também recebeu homenagem da sede da Conmebol. O Rei foi bicampeão da Copa Libertadores em 1962 e 1963, torneio organizado pela entidade.
Para sempre Rei 👑♾
Obrigado por tudo! 🔟Rey para siempre 👑♾
¡Gracias por todo! 🔟#PeléEterno pic.twitter.com/XkNbkWmgW8— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) December 30, 2022
Corinthians foi a maior vítima do camisa 10. O Timão sofreu 50 gols de Pelé, mas ainda fizeram sua despedida do maior jogador de futebol. Na Neo Química Arena, estamparam o rosto do ex-jogador e ainda colocaram três estrelas em referência as Copas do Mundo conquistadas por ele.
Hoje, a Neo Química Arena reverencia o Rei Pelé 🖤 ♾️
📹 JP Drone pic.twitter.com/9Tf3kum4de
— Corinthians (@Corinthians) December 30, 2022
Maracanã, palco de muitos shows de Pelé
Um dos estádios mais popular do Brasil, o Maracanã, também fez uma iluminação para Pelé. O estádio tem capacidade para 78.838 pessoas e foi palco para muitos jogos do ex-jogador, como a partida diante do Vasco da Gama, onde fez seu milésimo gol.
Nesse dia, foi reverenciado pelos jornalistas que o colocaram nos ombros. Ainda, o jogador santista deu uma volta olímpica para comemorar com as mais de 65 mil pessoas que o assistia.
Na década de 60, o Maracanã virou a segunda casa do Santos e do Pelé. Por ser um local que tinha uma maior capacitação de público, o Peixe jogou muitas vezes por lá, já que muitos queriam assistir ao camisa 10 do time paulista.
Aquele ataque do Santos, com Pelé, Dorval, Coutinho e Pepe, era muito rápido. Então, quanto mais espaço, melhor para a gente. E o Maracanã dava isso. Passou a ser a nossa casa – disse Pelé em entrevista à TV Globo em 2012.
Ainda, Pelé teve a oportunidade de balançar as redes 69 vezes em 97 partidas disputadas no estádio. Lá, ele conquistou títulos como a Taça Brasil (Campeonato Brasileiro), Torneio Rio-São Paulo e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.