Em 2023 a expectativa da torcida do Grêmio era a de ter um ano tranquilo, após duas temporadas conturbadas, porém a situação não vem sendo assim este ano. O clube até teve bons momentos, mas vem tendo pequenas crises ao longo dos meses. Após o caso Adriel, Renato Gaúcho tem outro problema para resolver, já que nas últimas quatro partidas, a equipe do Grêmio venceu apenas um jogo, empatou dois jogos e perdeu de goleada para o Palmeiras.
O treinador deu entrevista para o jornalista Duda Garbi, identificado como gremista, nesta segunda-feira. No bate-papo, disponível no canal do profissional no Youtube, Renato Gaúcho comentou sobre diversos assuntos, alguns deles já conhecidos, como a contratação de um jogador de velocidade, a preparação física dos atletas e também sobre os objetivos do tricolor na temporada. Porém, em determinado momento, o treinador abriu seu coração e revelou um desejo curioso, que ele ainda sonha em realizar um dia.
“Um sonho que tenho, e vou realizar até porque já tive convites, é ter um programa de televisão. Agora, não, mas, no futuro, pretendo ter um programa nacional. Eu vou dirigir, com profissionais do lado, e vou mostrar os bastidores para muita gente da imprensa e muitos torcedores que não conhecem o mundo verdadeiro dos atletas e dos treinadores. O programa, pode ter certeza, vai ser top. E mostrar, valorizar o profissional”, afirmou Renato.
Em outro momento ele falou que recebeu propostas para trabalhar nos Estados Unidos, Japão e Arábia, porém recusou porque entende que não precisa ir para estes lugares e que sentiria saudade da família, assim como sentiu na época que foi para a Roma, onde não teve uma longa passagem. Porém, no futebol italiano, um dos motivos da saída de Renato Gaúcho foi uma crítica ao comportamento extracampo, que teria feito o presidente do clube ter se arrependido de ter contratado o ponta para o time italiano.
Carreira de Renato Gaúcho como jogador
Com 609 jogos oficias, Renato Gaúcho marcou 187 gols e conquistou 12 títulos na sua carreira. Pelo Grêmio, como jogador, levantou dois campeonatos gaúchos, uma Copa Phillips, um Mundial de Clubes, e uma Libertadores, sendo inclusive um dos poucos treinadores do mundo a conquistar a Libertadores como treinador e jogador. Ainda ganhou uma Taça Guanabara, Copa União e Copa do Brasil com o Flamengo, além de uma Supercopa do Brasil e Mineiro com o Cruzeiro e um Campeonato Carioca com o Fluminense. Pela Seleção Brasileira, ainda levantou a Copa América de 1989.