O novo modelo de Mundial de Clubes acabou sendo anunciado dois dias antes da Final da Copa do Mundo 2022. O Presidente da FIFA, Gianni Infantino confirmou isso em Doha, no Catar e prevê mudanças também no futebol feminino.
Neste ano, o torneio que disputará Flamengo (campeão da Libertadores) e Real Madrid (campeão da Champions League) segue sendo o mesmo. Também anunciaram o Marrocos como país sede deste campeonato que será realizado em 1 a 11 de fevereiro.
Acabou descartado a possibilidade de disputar o mundial no Brasil e Estados Unidos por conta da distância que os clubes precisavam se locomover e também com o calendário de jogos importantes, os espanhóis estarão disputando o mata-mata da Champions League e o Flamengo jogará a Recopa Sul-Americana.
Novo Mundial de Clubes, entenda o formato
Acima de tudo, essa primeira edição está marcada para 2025, sem sede ainda. Contudo, há rumores que ocorra na América do Norte, como evento-teste para a Copa do Mundo do ano seguinte, que será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá.
Da mesma forma, o número de times por continente ainda será definido. Ao que tudo indica, a UEFA e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem que a Europa tenha 12 representantes. É a condição que apresentaram para apoiar a competição. Em 2021, foi anunciado um formato com 24 clubes. Entretanto, com a pandemia da Covid-19 acabou adiou a ideia, que manteve o formato apenas com os campeões continentais nos anos seguintes.
Naquele formato inicial, com 24 clubes, a ideia era que o torneio contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as 10 vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes. Mas, na época, os clubes europeus e a UEFA boicotariam o novo torneio, alegando que ocuparia um grande espaço no calendário.
“Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou o presidente italiana da FIFA, Gianni Infantino em Doha, há dois dias da final do Mundial de seleções.
Assim, para valorizar o futebol feminino, a FIFA também pretende realizar um Mundial de Clubes para as mulheres. A principio terá o mesmo formato.
Foto Destaque: Divulgação / FIFA