Nessa terça-feira (7), o Flamengo faz seu jogo de estreia no Mundial de Clubes, em busca de seu segundo título da competição. O Mengão, que já venceu a Libertadores três vezes, foi campeão do mundo em apenas uma ocasião, em 1981, em 2019 foi derrotado pelo Liverpool e agora vai para a terceira tentativa, iniciando contra o Al-Hilal, de olho no Real Madrid.
Dos anos 2000 para cá, essa será a 19ª edição do mundial, com apenas quatro brasileiros vencendo a competição, títulos que também representam todos os sul-americanos. Ou seja, além dos europeus, apenas clubes do Brasil venceram o mundial neste século, os vencedores da Liberta de outros países não conseguiram alcançar o título mundial.
Falando ainda dos clubes brasileiros, tivemos três, que sequer chegaram à final do Mundial de Clubes. Em 2010, o Internacional não superou o Mazembe do Congo e não pôde enfrentar a Internazionale na final; em 2013, foi a vez do Atlético-MG perder para o Raja Casablanca do Marrocos e não avançar à final contra o Bayern de Munique; por último, o Palmeiras não passou pelo Tigres do México e não chegou a enfrentar o clube bávaro na final também.
Brasileiros não vencem o Mundial de Clubes desde 2012
Falamos que apenas quatro brasileiros venceram o mundial desde o Corinthians, em 2000, lembramos também o que não passaram da temida semifinal recentemente, falta agora relembrar quem foi o último brasileiro a vencer o Mundial de Clubes. Em 2022, completou 10 anos da última conquista de um brasileiro no mundial; relembre.
Em 2012, após passar pelo Al-Ahly na semifinal, vencendo por 1 x 0, o Corinthians avançou à final do mundial, após vencer sua primeira Libertadores. Na final, o Timão enfrentou o Chelsea, campeão da Champions League daquele ano, com um histórico gol de Paolo Guerrero e uma atuação emblemática de Cássio, o clube conquistou o Mundial de Clubes pela segunda vez na sua história.
Com grandes nomes como Emerson Sheik, Cássio, Paolo Guerrero, Fábio Santos e Paulinho, o Corinthians foi o último brasileiro a vencer o Mundial de Clubes, bem como o último sul-americano. De lá para cá, apenas europeus conquistaram o mundo, com destaque para o Real Madrid que levou quatro e chegou para disputa mais uma vez o título.
O Flamengo entra em campo nessa terça-feira (7), a partir das 16h (horário de Brasília), contra o Al-Hilal, pela semifinal do Mundial de Clubes. Do outro lado, se enfrentam Real Madrid e Al-Ahly na quarta-feira (8), no mesmo horário. No sábado (11) saberemos se teremos um brasileiro de volta ao topo do mundo, um campeão inédito, ou se a Europa mantém sua hegemonia no torneio.