Nesta segunda-feira (17) ocorreu a premiação da Bola de Ouro (Ballon d’Or em sua grafia original, francesa), que elegeu o atacante do Real Madrid, Karim Benzema, de 34 anos, o melhor jogador do mundo, pela primeira vez em sua carreira futebolística. Neymar o parabenizou, mas ironiza o evento por colocar o Vinícius Júnior apenas em 8° lugar.
Em suas redes sociais (Twitter), o camisa 10 da Seleção brasileira, criticou a premiação, dizendo que o Vini Jr merecia estar no mínimo entre os três melhores do mundo, mas elogiou o atacante francês, dizendo que ele é craque:
Benzema merecido 👏🏽👏🏽 craque!!
— Neymar Jr (@neymarjr) October 18, 2022
Agora o Vini jr estar em 8 não dá
😂😂😂😂
Mínimo entre os 3
O Ballon d’Or é a premiação mais tradicional da história do futebol, que desde 1956 elege o melhor jogador do mundo de cada temporada. Desta vez, Karim foi um dos protagonistas do tão sonhado título da UEFA Champions League, sendo decisivo em muitos jogos importantes. O camisa 9 da equipe merengue anotou 44 gols e 15 assistências em 46 partidas, conquistando também a La Liga, Supercopa da Espanha e Supercopa da UEFA.
Já Vinícius, terminou a temporada com 21 gols e 20 assistências, entre o campeonato espanhol e a Liga dos Campeões. Além de marcar o gol da final da Champions League, oque sagrou o Real Madrid campeão pela 14ª vez, sendo o clube com mais títulos na competição.
A ordem dos dez melhores do mundo deste ano foi: 1° – Karim Benzema (Real Madrid), 2° – Sadio Mané (Liverpool), 3° – Kevin de Bruyne (Manchester City), 4° – Robert Leandowski (Bayern de Munique), 5° – Mohamed Salah (Liverpool), 6° – Kylian Mbappé (PSG), 7° – Thibaut Courtois (Real Madrid), 8°- Vinícius Jr. (Real Madrid), 9° – Luka Modríc (Real Madrid) e em 10°- Erling Haaland (Borussia Dortmund).
Neymar nunca venceu o prêmio de melhor jogador do mundo, mas já ficou com a terceira colocação em 2015 e 2017. Além de ter sido o primeiro jogador atuando no Brasil a ser indicado como um dos melhores do mundo, ficando em 10° quando jogava pelo Santos FC. O último brasileiro a conquistar esse prêmio, foi o jogador Kaká, em 2007, quando disputou com os craques Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.