Um dos principais jogadores do Paris Saint-Germain, Neymar Jr, avaliou a preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo e destacou a importância desta edição ser em novembro.
Diferente das edições passadas, onde acontecia entre junho e julho, na parada das competições europeias, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo acontece entre novembro e dezembro no Catar. Essa nova data é devido as altas temperaturas que ocorre no país árabe. Dessa forma, o atacante da Seleção Brasileira destaca a importância do mundial neste período.
“A preparação para esta Copa do Mundo está melhor do que o normal porque está chegando no meio da temporada, onde você está no seu melhor fisicamente. Os jogadores podem estar cansados para torneios no final de uma temporada e acho que o nível dessa Copa do Mundo vai ser muito alto”, analisou em entrevista ao Esquire.
Favoritas na Copa do Mundo
Assim como em toda competição, sempre há os favoritos para ganhar. Nesse sentido, o jogador de 30 anos, destacou quais as seleções que ele acha que são as favoritas neste mundial: França, Argentina, Alemanha, Inglaterra e Bélgica.
Além de destacar quais as equipes que possa levantar a taça, também ressaltou a importância de uma preparação para a Copa do Mundo.
“Perder nunca é fácil no futebol, mas em uma Copa do Mundo é pior. É por isso que você tem que fazer a preparação certa, estar 100% certo física e mentalmente”, concluiu.
Tite destaca números de Neymar na Seleção
Na atual temporada, pelas competições europeias, Liga dos Campeões, Campeonato Francês e Trophée des Champions, Neymar soma 19 jogos, 11 assistências e 15 gols. E vem sendo destaque desde a pré-temporada pela dedicação e comprometimento para a preparação para a Copa do Mundo, onde rendeu até elogios do Tite, técnico da Seleção Brasileira.
Preparação individual, a consciência dele de começar a se preparar ainda nas férias, em Mangaratiba. Ricardo Rosa, preparador físico particular dele, que deu todas essas condições. O PSG, que proporcionou essa condição de apressar todo esse processo. Mas ele é fundamentalmente da capacidade dele individualmente de querer se preparar, vontade de ganhar é uma coisa. Atletas de alto nível, pessoas que atingem o alto nível, todos têm essa capacidade. Mas a pergunta é: você tem vontade de se preparar? Quando você se prepara de forma anterior você está colhendo aquilo que foi feito na preparação.
Do mesmo modo, com os atuais números na temporada, destacou o bom momento do camisa 10, que desde quando estreou na seleção rendeu 121 jogos e 75 gols.
O número de gols e assistências. Ou mais recentemente estou subindo o elevador e o cara disse: o Neymar tá voando, viu aquela bicicleta que ele deu, deu no pau e devia ter entrado. Esses lances onde você tem essa clarividência, rapidez de raciocínio e execução. A gente consegue perceber quando o atleta pensa rápido, o talentoso, e executa rápido. Alguns atletas mantém, os extraordinários mantém a rapidez de raciocínio, mas com a idade chegando vai tendo um delay na execução. A gente consegue perceber que tipo de jogada vai acontecer e o defensor também. Quem consegue manter o talento, e ele tem, com o físico respondendo, faz coisas que acabam sendo surpreendentes quando há essa sintonia. Que continue nessa vibe. É vibe que a molecada chama, né?
Imagem: Anne-Christine Poujoulat / AFP