No mês da Consciência Negra, Bahia promove ações sociais

O dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Dessa forma, o Bahia promove diversas ações sociais para celebrar a data, com diversas iniciativas inovadores e parcerias com diferentes organizações de Salvador.

A diretoria do Bahia divulgou que irá manter a tradição das celebrações, incluindo ações no final de semana do dia 20, envolvendo torcedores do clube e diferentes organizações da capital baiana.

Bahia promove ações sociais

As ações do Bahia para celebrar o Dia da Consciência Negra, iniciam nesta sexta-feira (18), na Arena Fonte Nova. No estádio, os torcedores podem se associar ao clube por uma mensalidade de R$49, garantindo acesso em todos jogos do Tricolor de Aço em casa.

Os interessados precisam ter uma renda mínima de até R$1.500, além de apresentar a identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e contra-cheque dos últimos três meses, sendo a cópia e o original de todos. Para autônomos e liberais, também será necessário apresentação do extrato bancário dos últimos três meses e declaração comprobatória de percepção de rendimentos.

No caso de estagiários ou jovem aprendiz, o clube também pede um comprovante que o estudante ingressou em uma universidade pública através do sistema de cotas. No caso de estudantes da rede particular, precisam do comprovante de benefício de Prouni, Fies, Pronatec no caso de universidades, ou de bolsa do ensino médio. Por fim, aposentados precisam da identidade, CPF, comprovante de residência e extrato do recebimento da aposentadoria. Os interessados podem se dirigir à Arena Fonte Nova até o sábado (19).

O Museu do Esquadrão terá acesso gratuito para pessoa declaradas negras no mês de novembro. O espaço está localizado na Arena Fonte Nova e funciona entre quinta-feira e domingo, além de feriados, das 10h às 17h.

Bahia também promove uma parceria com o Vale do Dendê, com o objetivo de fortalecer o afroempreendedorismo, divulgando produtos, serviços e diversas histórias. O clube irá disponibilizar espaços na loja física ou nas redes sociais para os interessados em divulgar o trabalho.

Além disso, o Tricolor de Aço irá disponibilizar camisas do Observatório da Discriminação Racial no Futebol na loja do clube.

Nas ações das campanhas, o Bahia irá utilizar a identidade visual do Olodum e ambas as partes fecharam uma parceria para o lançamento de uma camisa casual e que integra a identidade das duas marcas.

Por fim, os jogadores das categorias de base do Bahia irão receber um curso de formação antirracista na segunda-feira (21), no CT Evaristo de Macedo.

Histórico de ações sociais do Bahia

Os trabalhos sociais do Bahia no Dia da Consciência Negra não é novidade. Em 2018, o clube utilizou camisas com personalidades negras tanto do passado como do presente.

No ano seguinte, em 2019, o clube realizou o projeto ‘Dedo na ferida', onde levou oficinas gratuitas para empresas em três capitais do país para combater o racismo estrutural. Ao todo, os trabalhos impactaram 15 organizações e 484 pessoas.

Em 2020, o Bahia criou o programa de trainee exclusivo para pessoas negras e uma tonelada de alimentos foram doadas para o Comitê Comunitário de Enfrentamento da Covid-19 em Bairros Populares de Salvador.  Bem como em 2021, lançou a camisa Raiz de Todo Bem, em uma parceria com o campeão olímpico Hebert Conceição.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]