O Ibope/Repucom divulgou o novo ranking digital dos clubes brasileiros nesta quarta-feira – vale aqui ressaltar que isso são números ainda de 2019, ou seja, válidos para dezembro. Pra “variar”, o Flamengo com as últimas conquistas do Brasileirão e Libertadores, esmagou os rivais nos números e fez crescer a diferença para os rivais entre as equipes com mais seguidores no país.
O crescimento foi de 31,5% no somatório de todas as plataformas analisadas – aqui falando especificamente do Facebook, Instagram, Twitter e YouTube – com 6,7 milhões de novos seguidores.
Na sequência e bem distante, aparece o Chapecoense, pelo segundo ano consecutivo, foi o único clube a registrar baixa no volume de seguidores – menos 8.500.
RB Bragantino
Campeão da Série B e com investimento forte para o futebol nesta nova temporada – agora na elite do futebol nacional, o RB Bragantino aparece como time a ficar de olho em 2020 nas redes sociais: o crescimento foi de 400%.
A equipe aparece com 223.483 mil seguidores, com a maior fatia no Instagram; mesmo assim longe do top-10 – o Bragantino figura na 47ª colocação, sendo o último entre os representantes da elite do futebol do país.
Veja o ranking completo abaixo: