A Vila Belmiro, estádio do Santos, é caracterizado como um dos grandes estádios do mundo, não pelo seu tamanho e sim por abrigar grandes nomes do futebol brasileiro, como Pelé e Neymar. No entanto, a diretoria do Peixe está muito bem encaminhada em um acordo para o novo estádio do clube, priorizando mais comodidade, algo que a Vila deixa um pouco a desejar no assunto. Entretanto, moradores da região próxima à nova Vila Belmiro já reclamam dessa futura construção, por motivos cabíveis.
Nova Vila Belmiro já causa preocupações
O Santos realizou reunião com a WTorre, empresa responsável pelas obras da Vila Belmiro, na última semana para tratar do novo estádio. As partes asseguraram compromisso e acompanhamento do cronograma da construção e tiveram avanços significativos. Em contrapartida, as pessoas que residem na região são contra a reforma.
Em entrevista ao jornal Lance!, Gilberto, representante da Sociedade de Melhoramentos Amigos e Moradores da Vila Belmiro, afirmou que a maioria dos vizinhos são contra a reforma do estádio. As principais preocupações dos vizinhos são: depreciação dos imóveis da região, segurança e perturbação decorrente de shows e grandes eventos.
“A princípio, a maioria (dos moradores) é contra. Nossa Vila tem 113 anos. A maioria das casas ao redor são antigas, então uma das preocupações dos moradores é quando começar a reforma, pois vai depreciar o imóvel e ninguém vai querer morar ao redor. A preocupação é sobre a segurança: as casas são antigas e podem demolir, quebrar, começar a rachar, como acontece às vezes nas construções, quando a moradia ao redor começa a sentir o impacto, pois Santos (cidade) é tudo areia. Além disso, existe a desvalorização. Daqui três ou quatro anos vai começar a perturbação com shows e, enfim, vão chamar alguém internacional. Como vai ficar aquilo ali?” disse Gilberto ao Lance!.
Estádio do Santos: Nova Vila Belmiro está perto de sair do papel, mas moradores da região são contra https://t.co/QloU7bME3e pic.twitter.com/aif7jfdw69
— Santos – LANCE! (@lance_santos) May 15, 2023
Em suma, as obras demorariam cerca de dois anos para serem efetuadas. Neste período, a ideia do Peixe é utilizar como casa provisória o Canindé, estádio da Portuguesa, caso o estádio tenha as condições estruturais necessárias. Outra possibilidade é o novo Pacaembu, que tem previsão para ser reinaugurado em 2024, na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Essa é a expectativa, mas o martelo ainda não está batido.