O Grêmio está indo ao mercado de transferências em busca de reforços para a sua equipe e está bem próximo de fechar com um grande nome do futebol mundial. Juan Iturbe, argentino naturalizado paraguaio, surgiu muito bem no início da sua carreira, rumando para Porto e depois para Roma, mas depois rodou por diversos clubes. Nas próximas horas a tendência é de que ele seja o novo atacante do Grêmio.
Porém, vale lembrar que Iturbe vem de um momento complicado nos últimos anos e não vinha sendo aproveitado na sua equipe, o Aris da Grécia. Segundo um levantamento realizado pelo Sofascore, os últimos cinco anos do atleta foram bem complicados. Contratado para ser uma solução de velocidade para os lados e um atacante com bom passe e finalização ao gol, o provável novo atacante do Grêmio vem apresentando números impressionantes.
Entre Puma, Pachuca e Aris, seu último clube, Juan Iturbe jogou 177 vezes, ficando de fora de apenas dez ao longo deste período. Apesar de não apresentar graves lesões e de não comprometer com suspensões, os números gerais são bem abaixo de quem era, no início da sua carreira, considerado um “novo Messi”.
Desde 177 jogos em que atuou, o paraguaio jogou em apenas 80 como titular, menos da metade das partidas ele começou atuando com a camisa dos clubes em que passou. Isto é refletido na sua média de minutos por jogo. Iturbe atuou, ao longo deste período, em cerca de 45 minutos, em média, por jogo, ou seja, só em um dos tempos.
O número de gols e assistências ao longo deste período também é algo que causou preocupação da torcida. Iturbe, nos últimos cinco anos, tem 20 gols e 15 assistências, uma média de quatro bolas na rede por ano e de três assistências por ano, algo que para um atacante é bem abaixo do esperado, ainda mais se tratando de um provável atacante do Grêmio.
Novo atacante do Grêmio pode ganhar outra companhia
Além da contratação de Iturbe, a equipe gremista está indo em busca de um jogador que irá atuar nos lados, em velocidade, que chega para ser titular. Michael é um dos favoritos para ocupar esta vaga no time do Grêmio, com Soteldo correndo por fora. O venezuelano, porém, tem negociações avançadas com o Santos, que prometeu exercer a compra do atleta.