Com 25 rodadas disputadas até o momento, a Série A caminha a passos largos para as rodadas finais da competição. Com a queda de rendimento do Botafogo nas últimas rodadas, a briga pelo título ganhou novos capítulos. Além disso, na parte de baixo a disputa para evitar a queda para a segunda divisão também segue firme e alguns times devem confirmar a sua permanência na primeira divisão da próxima temporada.
Cruzeiro vê distância para o Z-4 diminuir e luta contra rebaixamento entre nove times na Série A ⬇️
📷 AGIFhttps://t.co/XsolMn1gC0
— ge (@geglobo) September 26, 2023
Apontado como um dos favoritos ao descenso, o Vasco acumulou excelentes resultados e, após a vitória diante do Coritiba, saiu da zona do rebaixamento e parece que vai confirmar sua permanência na primeira divisão.
Entretanto, o Bahia, que entrou no Z4, briga para conquistar melhores resultados e evitar uma queda para a Série B do Brasileirão, que pode custar, inclusive, uma desistência do Grupo City de continuar gerindo o clube baiano.
Outras equipes, porém, devem brigar para sair da atual situação, mas estatísticas apontam que a queda para a Série B é questão de tempo.
Grupo City fecha primeiro ano de mercado no Bahia com 26 reforços; veja valores https://t.co/OYQmowwcap pic.twitter.com/ZICZiG6Kof
— ecbahia.com (@ecbahiapontocom) September 26, 2023
Números apontam primeiros rebaixados na Série A 2023
Segundo levantamento feito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Coritiba e América-MG estão virtualmente rebaixados para a Série B. Recentemente adquirido por um grupo de investidores, o Coxa contratou reforços de peso para o restante do ano, entretanto, o resultado dentro de campo não vem sendo positivo
Com 96,5% de chances de rebaixamento para a Série B, o time precisa de uma campanha histórica para se livrar da queda. Com 14 pontos conquistados, o clube precisa fazer, no mínimo, 31 pontos, nos 72 que ainda vão ser disputados no Brasileirão.
Coritiba, em 2023:
– Pior ataque do ano, entre os clubes da Série A;
– Pior defesa do Brasileirão;
– Pior aproveitamento em casa;
– 11 jogos saindo na frente do placar e cedendo empate/virada;
– Time com mais cartões tomados;
– 51 jogadores utilizados, na temporada, até agora… pic.twitter.com/W15W5rxpx4— Rogerio Scarione (@RogerioScarione) September 25, 2023
Outro que vive uma situação delicada é o América-MG, que perdeu recentemente para o Vasco. Penúltimo colocado da competição, o Coelho tem quase 95% de chance de ser rebaixado para a Série B e está, neste momento, nove pontos atrás do Goiás, último time que não estaria caindo para a segunda divisão.
!PARA LAVAR A ALMA! 🔥💢
Confira o gol de Jair que deu a vitória ao Vasco para sair da zona de rebaixamento!#vasco #brasileirão #américamg pic.twitter.com/b0ry3LLeRG
— Lance! (@lancenet) September 26, 2023
Equipes fora da zona de rebaixamento ligaram o alerta
Bahia e Santos, com 24 e 25 pontos, respectivamente, estão mais tranquilos na Série A e precisam de apenas uma vitória para saírem da atual condição. Porém, alguns times começaram a ligar o alerta para não acabarem se juntando ao grupo dos desesperados.
Do Corinthians, 10º lugar, neste momento, até o 17º, que, atualmente, é o Bahia, a diferença é de apenas cinco pontos, o que aponta que, se algum time emplacar resultados ruins, pode acabar entrando na zona de rebaixamento da Série A.
Cuiabá, Internacional, São Paulo, Cruzeiro, Vasco e Goiás, estão muito próximos do Bahia e um pequeno deslize pode empurrar as equipes para baixo do campeonato. Campeão da Copa do Brasil, o Tricolor vai encarar, nesta quarta-feira (27), o Coritiba e, em caso de vitória na próxima rodada da Série A, pode ficar oito pontos da zona de rebaixamento, tranquilizando sua situação.