Mancini x Bustos: Números COMPROVAM melhor treinador para o América-MG

Lanterna do Brasileirão, mas vivo na Copa Sul-Americana, o América-MG passa por um momento de incertezas na temporada. Após a demissão de Vagner Mancini do cargo de treinador, Fabián Bustos foi contratado com a missão complicada de tentar reverter a situação do Coelho no ano. No Campeonato Brasileiro, já são oito pontos de distância para o último fora da zona de rebaixamento, podendo aumentar na próxima rodada se o clube tropeçar diante do embalado Goiás. Na Copa Sul-Americana o clube empatou, em 1 x 1, e ainda tem esperanças de conquistar a classificação.

Vindo do Barcelona de Guayaquil, o novo treinador do América-MG é uma novidade no clube, ainda mais porque o Coelho quase fechou com Lisca. Porém, Bustos já é velho conhecido da torcida brasileira. Em 2022 comandou o Santos, mas não durou muito e logo em seguida foi desligado do cargo, após uma fraca campanha com o Peixe. Na temporada passada, Bustos comandou o Barcelona de Guayaquil, no qual chegou a ir bem no primeiro turno, mas perdeu o título para o Aucas. Na Copa do Equador, perdeu para o El Nacional, por 2 x 1, e nem chegou nas oitavas de finais.

O fraco desempenho na Copa do Equador da temporada passada, alinhado a eliminações precoces na Libertadores e Copa Sul-Americana, deixaram a situação de Bustos complicada, o que facilitou sua saída do Barcelona. Os números em 2023 preocupam, mas se pegarmos os últimos cinco anos, quem é melhor entre Bustos e Mancini?

Duelo entre treinadores do América-MG é parelho

Um dos maiores treinadores do clube nos últimos anos, Mancini mudou o América-MG de patamar, possibilitando a equipe disputar competições internacionais. Porém, o trabalho entrou em reta final nos últimos meses e uma demissão do comandante era questão de tempo. Dentre os nomes sondados, Bustos foi o escolhido, mas seu retrospecto é bem semelhante ao antigo treinador do Coelho.

Números Jogos V/E/D Aproveitamento Gols marcados Gols sofridos Títulos
Fabián Bustos 188 79/57/52 52% 266 200 2
Vagner Mancini 223 84/66/73 47% 288 268 1
Em levantamento feito pelo SofaScore, dos últimos cinco anos dos treinadores, os números mostram uma proximidade de resultados entre ambos. Bustos treinou em menos jogos suas equipes, ainda mais por vir do Equador, onde o calendário é mais curto que o brasileiro, porém, tem um aproveitamento levemente superior a Mancini. Outro ponto que chama bastante a atenção é que, mesmo com menos jogos, as equipes de Bustos marcaram quase o mesmo número de gols que os times dirigidos por Mancini.
Em relação a gols sofridos, outro ponto positivo para Bustos mudar o patamar atual do América-MG. Dos 188  jogos comandando uma equipe, foram 200 gols sofridos, uma média de 1.06 gols sofridos. Enquanto isto, Mancini viu os adversários marcarem em 288 oportunidades, nos 223 jogos que treinou um time, uma média que chega a impressionantes 1.2 de gols sofridos por jogo.
Mancini x Bustos: Números COMPROVAM melhor treinador para o América-MG
SofaScore
Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]